BACK
Empresas: Justiça decreta falência da Livraria Cultura
www.istoedinheiro.com.br

Empresas: Justiça decreta falência da Livraria Cultura

Libraria Cultura estava em processo de Recuperação Judicial desde 2018; juíz que decretou a falência citou o escritor porguês José Saramago na decisão

Negócios

O juiz da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo Ralpho Waldo de Barros Monteiro decretou, no início da noite desta quinta-feira (9), a falência da Livraria Cultura.

A tradicional rede de livrarias estava em processo de Recuperação Judicial desde 2018 e, de acordo com a decisão, esse plano foi descumprido pela empresa. Um outro pedido, de 2021, também não foi honrado. O pedido de recuperação havia informado dívidas de R$ 285,4 milhões, a maior parte delas com fornecedores e bancos.

A Cultura contava atualmente com duas lojas abertas: uma no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, e outra na cidade de Porto Alegre.

Click to continue reading

Juiz cita Saramago na decisão

Monteiro aproveitou a decisão para citar o escritor português José Saramago, que visitou a livraria em 2008, no lançamento de seu livro “A Viagem do Elefante”. Na decisão ele relembrou as palavras do vencedor do Prêmio Nobel sobre o local, escrita em seu romance “O Caderno”.

“É de todos também sabida a impressão que a Livraria Cultura deixou para o Prêmio Nobel de Literatura José Saramago, que a descreveu como uma linda livraria, uma catedral de livros, moderna, eficaz e bela. Mas a despeito disso tudo, e de ter este juízo exata noção dessa importância, é com certa tristeza que se reconhece, no campo jurídico, não ter o Grupo logrado êxito na superação da sua crise”.