BACK
Ciência & Tecnologia

Erupção de vulcão em Tonga é capaz de 'esquentar' a Terra, diz NASA

Cientistas alertam para consequências de erupção vulcânica

NASA diz que o ocorrido pode soltar vapor na estratosfera da Terra

Uma enorme quantidade de água pode esquentar o planeta

Click to continue reading

Apesar de ter acontecido em janeiro, a grande erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, no arquipélago de Tonga continua causando consequências. O ocorrido lançou uma enorme quantidade de vapor de água na estratosfera da Terra.

De acordo com a NASA, o acontecimento é capaz de influenciar temporariamente o clima do planeta. O vapor gerado pela explosão foi detectado pelo Microwave Limb Sounder, da agência espacial norte-americana, responsável por medir a emissão de gases atmosféricos, diz uma reportagem da BBC.

Isso porque a quantidade de água expelida na estratosfera, uma camada localizada entre 12 e 53 quilômetros acima da superfície do planeta. Isso é o suficiente para encher mais de 58 mil piscinas. Por causa da magnitude, os cientistas consideram que o evento foi considerado mais potente que a bomba de Hiroshima.

Uma pesquisa publicada na "Geophysical Research Letters" analisa a quantidade de vapor de água que o vulcão Tonga expeliu para a estratosfera. De acordo com Luis Millán, cientista atmosférico do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia e líder do estudo, "nunca foi visto nada parecido".

A erupção ainda deixou mortos no Peru e foi sentida até no Alasca. Na ocasião, foram lançados cerca de 146 teragramas de vapor d'água na estratosfera. Isso representa 10% do vapor presente nesta camada, podendo aquecer parte do planeta.

"Essa erupção pode afetar o clima (...) por meio do aquecimento da superfície, devido à força radioativa do excesso de água estratosférica", diz um estudo.