BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Negócios

Justiça autoriza empresa a comprar vacinas para imunizar 6 mil funcionários

Juiz Ronaldo Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal do Distrito Federal, ainda determinou que a refinaria Refit não precisa doar parte do estoque ao Sistema Único de Saúde (SUS)

A refinaria Refit, antiga Manguinhos, e empresas do seu grupo foram autorizadas pela Justiça Federal a comprar 6,6 mil doses de vacinas contra a covid-19 para imunizar seus funcionários. A decisão foi do juiz Ronaldo Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal do Distrito Federal, que ainda determinou que a companhia não precisa doar parte do estoque ao Sistema Único de Saúde (SUS).

No despacho, o juiz alega que a campanha de imunização do governo federal vem se caracterizando pela lentidão, o que justificaria a possibilidade de compra por parte da empresa.

Click to continue reading

Na quinta-feira 1º, em entrevista ao programa Opinião no Ar, da RedeTV!, o empresário Carlos Wizard — controlador de empresas como Mundo Verde, KFC e Pizza Hut no Brasil — também defendeu a entrada do setor privado na vacinação contra a covid-19. Segundo ele, seria um “trabalho solidário em harmonia com o Ministério da Saúde”, com o objetivo de acelerar a vacinação dos brasileiros em um momento delicado da pandemia no país.

O empresário criticou a lei recentemente aprovada no Congresso que permite a aquisição de doses pela iniciativa privada, mas não prevê o uso fora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal. “Por que nós, como empresários, como sociedade civil organizada, não podemos colaborar doando as vacinas para o país, para a população em geral?”, questionou Wizard. “Essa lei é inócua. Ela não serve para nada, não tem utilidade nenhuma. É uma lei inconstitucional. A lei prevê que a sociedade civil organizada só pode fazer aquisição das vacinas depois que o grupo de risco de 78 milhões de risco for imunizado”, completou.