BACK
Local

Megatraficante ligado ao PCC é transferido para presídio de segurança máxima em São Paulo

Anderson Lacerda Pereira, conhecido como "Gordão" e apontado como megatraficante ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital), foi transferido do Centro de Detenção Provisória de Chácara Belém I para a Penitenciária II de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, na manhã da quinta-feira (8). A informação foi confirmada pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).

A secretaria informou, por meio de nota, que "Gordão", um dos traficantes mais procurados do Brasil, cujo nome constava na lista da Interpol havia dois anos, foi transferido sob um forte esquema de segurança.

Segundo a pasta, ele saiu do Centro de Detenção Provisória de Chácara Belém I na quinta-feira (8), às 9h56, com equipes de agentes de escolta e vigilância penitenciária e apoio de viaturas da Polícia Militar. A transferência ocorreu por via terrestre. Ele chegou no mesmo dia a Venceslau, às 15h40.

Click to continue reading

Na quinta-feira, Adilson Tavares de Lyra Cavalcante, conhecido como "Budoguinho" ou "Buldog", uma importante liderança da facção criminosa, também foi transferido para a mesma unidade de Presidente Venceslau. Ele veio do CDP de Itapecerica da Serra e também chegou no mesmo dia, às 15h40.

A prisão temporária de Anderson Lacerda Pereira foi mantida em audiência de custódia realizada nesta terça-feira (6), no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal Central).

Relembre o caso

A prisão de Gordão ocorreu na última segunda-feira (5). Ele é suspeito de movimentar milhões de reais com o tráfico de drogas e armas. Segundo a polícia, o homem também tinha ligação com a máfia italiana e enviava drogas do Brasil para a Europa pelo Porto de Santos.

Além disso, Anderson se inspirava no traficante colombiano Pablo Escobar e mantinha, numa propriedade no interior de São Paulo, um minizoológico com cavalos, aves exóticas e até um jacaré em um lago — foram necessários quatro policiais ambientais para retirar o jacaré do lago.

A polícia chegou a apreender um poema, escrito por Gordão, em que ele projetava como seria a vida dele caso ganhasse a envergadura do ídolo, que foi morto por investigadores.

O suspeito, que chegou a ficar escondido na Bolívia depois que descobriu que era procurado, é suspeito de crimes como tráfico, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. Antes de ser preso, Gordão foi parar no tribunal do crime do PCC depois de um desentendimento com criminosos.

A polícia explicou que Gordão era uma espécie de financiador do narcotráfico, lavava o dinheiro fruto da venda de drogas, que ele nunca mantinha em mãos, com clínicas odontológicas em nome da mulher dele.

Fonte:

https://noticias.r7.com/sao-paulo/megatraficante-ligado-ao-pcc-e-transferido-para-presidio-de-seguranca-maxima-em-sao-paulo-09092022