BACK
Esportes

Mulheres brasileiras batem recorde de medalhas e de ouros nas Olimpíadas de 2020

A cinco dias do fim das Olimpíadas de 2020, as mulheres brasileiras já quebraram o recorde de medalhas conquistadas em uma edição dos Jogos. As atletas do país somam oito pódios em Tóquio – quase metade das conquistas do Brasil na edição atual.

O recorde foi alcançado com a medalha de ouro de Ana Marcela Cunha obtida na maratona aquática na noite desta terça-feira (no horário de Brasília). Até então, a melhor marca das atletas do país era de sete medalhas em Pequim-2008.

O salto não é apenas em quantidade, mas também em qualidade. Já são três medalhas de ouro. Além da nadadora Ana Marcela, a ginasta Rebeca Andrade ficou no lugar mais alto do pódio no salto e as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze foram bicampeãs olímpicas na classe 49erFX.

Click to continue reading

As brasileiras também somam duas medalhas de prata, novamente com Rebeca no Individual geral da ginástica artística e com Rayssa Leal, a mais jovem medalhista brasileira da história – com apenas 13 anos --, no skate street.

A lista de Tóquio tem as medalhas de bronze da judoca Mayra Aguiar, da categoria até 78kg, que ficou em terceiro lugar pela terceira edição seguida dos Jogos, e das tenistas Laura Pigossi e Luisa Stefani nas duplas.

Quem completa a relação de mulheres medalhistas em Tóquio é Beatriz Ferreira, na categoria peso leve (até 60kg) do boxe. Bia se classificou para as semifinais e já garantiu o bronze. Ela irá lutar para ir à final e disputar o ouro.

As oito medalhas do momento representam quase metade das conquistas da delegação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio – o país já assegurou 18 medalhas nos Jogos.

A quantidade de medalhas femininas ainda pode aumentar, com competições como a do vôlei, por exemplo. O desempenho das mulheres também pode ajudar o Brasil a superar seu recorde em uma edição das Olimpíadas -- faltam duas para superar as 19 medalhas conquistadas no Rio em 2016.

Brasileiras acumulam pódios desde 1996

Na história das Olimpíadas, as mulheres do país já conquistaram 36 medalhas: dez de ouro, nove de prata e 16 de bronze, além de uma a se definir – a de Bia, no boxe em Tóquio.

As primeiras medalhas de brasileiras vieram em Atlanta-1996. Foram quatro na ocasião, sendo uma de ouro, com Jaqueline e Sandra no vôlei de praia; duas de prata; com Adriana e Mônica no vôlei de praia e o basquete; e uma de bronze, no vôlei.

Em Sydney-2000, foram quatro no total, sendo uma de prata e três de bronze. Em Atenas-2004, foram apenas duas, ambas de prata.

No recorde anterior, em Pequim-2008, Maurren Maggi, no salto em distância, obteve o primeiro ouro em modalidades individuais. A seleção feminina de vôlei também subiu no lugar mais alto do pódio na ocasião. Além disso, as mulheres levaram uma prata e quatro bronzes.

Em Londres-2012, as mulheres ficaram com dois ouros – Sarah Menezes no judô e novamente a seleção de vôlei -- e quatro bronzes, totalizando seis pódios.

No Rio-2016, foram cinco medalhas, sendo duas de ouro – a primeira da dupla Martine e Kahena e a de Rafaela Silva no judô --, uma de prata e duas de bronze.