BACK
Local

Pai de militar morto se revolta com pena de 6 anos para assassino: “Indignado”

O pai de Kauan Jesus de Cunha Duarte, o soldado que foi morto por um colega dentro do Ministério da Defesa, em 2022, manifestou-se após a condenação do acusado pelo crime. Wilson Ferreira Duarte disse estar “indignado” com a pena de 6 anos em regime semiaberto estabelecida pela Justiça Militar para Felipe de Carvalho Sales.

Felipe foi condenado por unanimidade pelo Conselho Militar da 11ª Circunscrição de Justiça Militar nesta terça-feira (22/8).

“Hoje, diante do julgamento do Felipe, que efetuou o disparo que tirou a vida do Kauan, deixo aqui minha indignação. Ele teve uma prisão de 6 anos praticamente domiciliar. É uma prisão que todo preso queria ter”, disse.

Click to continue reading

Para Wilson, mais pessoas deveriam responder criminalmente pelo ocorrido (leia mais abaixo). “Tinha que abranger todos que estavam lá e poderiam evitar esse fato que ocorreu. Infelizmente o meu filho perdeu a vida e o Felipe perdeu uma carreira promissora. Meu filho foi morto em um local que era para trazer segurança”.

Ele ainda lamentou a perda do filho. “Ele não vai mais poder me dizer ‘feliz Dia dos Pais’, ou ‘parabéns, pai’, no meu aniversário. Meu filho foi para o trabalho, saudável e me entregaram ele em uma maca de necrotério”, completou.

O julgamento

O julgamento de Felipe teve início às 16h. O juiz que conduziu a sessão foi Frederico Magno, acompanhado por um conselho de outros quatro oficiais, sendo três da FAB.

Na denúncia, o Ministério Público Militar, representado pela promotora Caroline de Paula Oliveira Piloni, afirmou que Felipe era “contumaz em fazer ‘brincadeiras'” com as armas que recebia em serviço.

Para o órgão, o ex-soldado assumiu o risco de causar a morte do colega. “Assim, a partir do momento em que se aproximou da vítima, sacou a pistola, “deu o golpe de segurança” (ato que carregou a arma), mirou sobre a sua cabeça e puxou o gatilho. O denunciado assumiu o risco de produzir o resultado […]”, diz a denúncia.

Durante a fala da representante do MP, Felipe permaneceu a maior parte do tempo de cabeça baixa e chorando. Cerca de uma hora após o julgamento, o acusado saiu da cadeira de réu e foi sentar-se junto à família, que estava no plenário — medida autorizada e sugerida pelo juiz.

Em seguida, o advogado de defesa deu início à sustentação da tese. Ele defendeu que o caso deveria ser tratado como “culpa consciente” — quando o agente prevê a possibilidade do resultado danoso, mas acredita “sinceramente” que não irá chegar a acontecer.

A decisão

O magistrado Frederico Magno votou a favor da condenação de Felipe por seis anos. Ele defendeu que, apesar de não ter a intenção de matar Kauan, o acusado sabia dos riscos ao manipular uma arma de fogo.

“Tenho certeza de que o acusado não queria matar o colega, mas que ele assumiu o risco, assumiu”, defendeu. Os outros quatro conselheiros acompanharam o voto do juiz de forma unânime. Cabe recurso da decisão e o caso pode ser levado ao Superior Tribunal Militar.

Após a condenação, o pai de Felipe o abraçou e disse: “Cabeça erguida, você não é um assassino”, e os dois se retiraram do plenário. O advogado de Felipe, Andrew Fernandes, informou que considera recorrer da sentença.

Relembre o caso

O caso ocorreu em novembro do ano passado no piso térreo, no anexo do Ministério da Defesa. O corpo da vítima foi encontrada dentro do anexo do ministério. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas o soldado já estava morto quando a ambulância chegou.

Como autor e vítima estavam de serviço, o homicídio foi estritamente tratado como crime militar e será investigado e julgado exclusivamente pela Justiça Militar. Por se tratar de um crime doloso contra a vida, o julgamento é conduzido por um juiz militar e um conselho permanente formado por oficiais que atuam de forma rotativa por um período que varia de três a quatro meses.