BACK
Ciência & Tecnologia

Passageiros (agora) podem ter a visão de um astronauta

Quem tem US$ 175.000 sobrando e não pretende fazer caridade pode aplicar o dinheiro numa viagem exótica: a órbita baixa da Terra. A viagem de uma hora de duração será feita no conforto de uma cápsula transportada por um balão a 25 quilômetros de altura. A altitude permitirá ao passageiro um vislumbre da curvatura da Terra.

É o que promete a startup japonesa Iwaya Giken. Sobre a viagem o CEO Keisuke Iwaya afirmou aos repórteres em Tóquio: “É seguro, econômico e gentil para as pessoas. A ideia é fazer turismo espacial para todos”.

Há outras empresas prospectando o mercado incipiente do turismo “estratosférico”. No entanto, se a startup japonesa conseguir cumprir os prazos anunciados e começar a transportar clientes até o final deste ano, ela será a primeira a chegar ao mercado.

Click to continue reading

O projeto da Iwaya Giken existe desde 2012, desde então a empresa vem realizando testes com balões menores e em baixa altitude. O projeto da cápsula atual inclui janelas panorâmicas e espaço para dois lugares de 1,5 metros de largura.

Os interessados podem se inscrever online, e os primeiros cinco aprovados serão anunciados em outubro. Programados para decolar da ilha de Hokkaido, ao norte do Japão, os primeiros voos saem em dezembro – ou mais tarde a depender do clima. Para a startup os custos da viagem não são caros se comparados aos de outras empresas que exploram o mesmo mercado como, por exemplo, a SpaceX.

Balões capazes de alcançar a estratosfera ganharam os noticiários há um mês, quando balões espiões enviados pela China sobrevoaram os Estados Unidos — e foram abatidos.

https://open-universe-project.jp/oubo/

https://www.youtube.com/watch?v=EyUZKZl6RQ4