BACK
Ciência & Tecnologia

Primeira moto voadora atinge 100 km/h e está em pré-venda

A questão envolvendo veículos voadores tem se tornado cada vez mais frequente no espaço digital e entre a sociedade no mundo real. O que antes parecia ser um tema de filme de ficção científica agora começa a sair do papel e ganhar vida no mundo real.

Quem visitou o Detroit Auto Show 2022 pode ter um gostinho dessa experiência ao ver a moto voadora XTurismo.

A primeira moto voadora XTurismo é alimentada por um motor híbrido da fabricante Kawasaki. Tem duas hélices primárias e mais quatro no modo secundário. Eles atuam como estabilizadores do veículo, que pode ficar no ar por até 40 minutos e pode atingir velocidade de 97 km/h.

Click to continue reading

A moto voadora é feita toda em fibra de carbono e tem 3,7 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 1,5 metros de altura. A partir disso, você pode entender que esta motocicleta é do mesmo tamanho de um pequeno carro compacto presente no mundo de hoje. O que diferencia é o peso leve de apenas 100 kg.

Pilotar motocicleta pode ser o futuro dos veículos ao redor do mundo?

Uma pergunta que é feita sobre a apresentação da moto voadora em Detroit é se esse tipo de veículo pode se tornar comum em um futuro próximo. Pelo menos, esse é o slogan que a marca está tentando aplacar: “O Futuro da Mobilidade Urbana”.

Por enquanto, a ideia da moto não é definitiva e deve servir de inspiração para novos modelos diferenciados, mais compactos e mais parecidos com o que seria uma bicicleta mesmo. A face do veículo XTurismo lembra bastante uma mistura de drone e jet ski.

O modelo pode ser lançado em real no início de 2023 em território americano. No entanto, o veículo só pode ser usado em ambiente privado e não há autorização para a moto voadora circular em espaço aéreo comum. O preço estimado é de $680.000 em pré-venda. No entanto, até 2025 este preço pode chegar aos US $ 50.000 na versão mais básica.