BACK
Gastronomia

Gastronomia portuguesa: conheça os pratos típicos de Portugal

Uma verdade precisa ser dita sobre a terrinha: em Portugal, come-se bem. A gastronomia portuguesa oferece doces ricos, frutos do mar abundantes, vinhos deliciosos, uma variedade imensa de frutas e legumes, além de carnes de todos os jeitos e para todos os gostos.Para quem é bom de prato e gostaria de experimentar de perto esses sabores, acompanhe no nosso artigo de hoje quais são alguns dos principais pratos típicos da gastronomia de Portugal e aprenda onde estudar gastronomia em terras lusitanas.

Os principais exemplares da gastronomia portuguesaPronto para conhecer esse desfile de delícias? É tanta coisa boa que depois de ler, vai bater a maior vontade de viajar para terras lusitanas só para fazer degustação de tudo o que há de melhor na gastronomia de Portugal!Doces conventuais portuguesesOs doces conventuais são receitas feitas pelas freiras nos conventos. Elas contam com uma grande quantidade de gemas de ovos e açúcar, além de farinha e, eventualmente, amêndoas.Os doces conventuais como conhecemos hoje se tornaram parte da gastronomia portuguesa no século XV, quando o açúcar começou a ser introduzido nas receitas. Nesse período, o país era o maior produtor de ovos da Europa, mas exportava as claras para engomar roupas ou para a produção de vinhos. Com isso, havia um excedente de gemas que era desperdiçado.Quando o açúcar começou a invadir Portugal vindo de outros territórios portugueses, como Ilha da Madeira e o próprio Brasil, ele e as gemas foram adicionados à produção dos doces. Em cada parte do território português, receitas diferentes foram criadas com os mesmos elementos, fazendo com que até hoje cada região tenha o seu doce conventual típico.

Pastel de Belém ou pastel de nata: qual é a diferença?O nome mais conhecido da gastronomia portuguesa internacionalmente (em termos de doces, claro) confunde os turistas até hoje! Afinal, é pastel de nata ou de Belém? O pastel de Belém foi um doce inventado pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, um famoso ponto turístico local. Para arrecadar dinheiro para a sua sobrevivência um dos monges levou a uma loja próxima do mosteiro os seus pastéis, para vender.Pouco tempo depois, em 1837, essa loja começou a fabricar os pastéis de Belém e se tornou a guardiã da receita, que hoje só é conhecida por 8 pessoas no mundo. Hoje, o estabelecimento se chama Pastéis de Belém e repete todos os dias a mesma receita de séculos atrás.

Click to continue reading

Pastel de Belém

Mas… E os pastéis de nata?Os pastéis de nata são fruto de receitas criadas para tentar copiar o pastel de Belém. Por isso, nenhum pastel de nata será um pastel de Belém, já que não é produzido na mesma fábrica e nem com a mesma receita.E, como cada lugar cria o seu pastel de nata, você acaba encontrando sabores e texturas diferentes para ele, nos diferentes estabelecimentos. Isso, é claro, não quer dizer que os pastéis de nata não sejam deliciosos também.

Toucinho do céuO toucinho do céu parece uma espécie de torta baixa e de massa bem úmida, com origem no norte do país (as cidades que são mais famosas por esse doce são Guimarães, Murça e Trás-os-Montes). Ele é feito com açúcar em ponto de pérola, amêndoas moídas e muitas gemas, como sempre. O nome de “toucinho” veio do fato que, originalmente, ele levava também banha de porco na composição.

Travesseiro de SintraSintra é uma região muito próxima a Lisboa que abriga castelos, jardins, paisagens lindas e uma vila para lá de agradável. Por lá, os doces conventuais ganharam o famoso nome de Travesseiros de Sintra, uma delícia de massa folhada coberta de açúcar e recheada de creme de ovos com amêndoas.

Veja mais aqui:

https://www.nacionalidadeportuguesa.com.br/gastronomia-portuguesa/