BACK
Gastronomia

TELHA DE POLENTA CROCANTE

Uma camada fininha de polenta assada se transforma numa telha super crocante. Boa ideia para finalizar pratos, servir com salada, sopas ou até como petisco com guacamole no happy hour.

INGREDIENTES

¼ de xícara (chá) de polenta instantânea

Click to continue reading

1 xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

½ colher (sopa) de manteiga

1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura média).

Leve uma panela com a água ao fogo médio. Quando ferver, tempere com o sal e adicione a polenta em fio, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por cerca de 3 minutos até a polenta ficar cremosa e começar a soltar do fundo da panela. Adicione o parmesão, a manteiga e misture bem.

Transfira imediatamente a polenta quente para uma assadeira antiaderente, de cerca de 20 cm x 30 cm – raspe bem com uma espátula de silicone para aproveitar toda a polenta.

Com uma espátula de confeiteiro (ou de silicone), espalhe a polenta por todo o fundo da assadeira, formando uma camada fina e uniforme – é importante que a camada fique uniforme, do contrário algumas partes da telha podem queimar enquanto outras ficam muito moles.

Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 15 minutos, ou até a telha ficar sequinha e começar a dourar. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de quebrar em pedaços e servir – ela fica crocante depois de fria.