BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Social & Lifestyle

Como começar uma horta caseira agora

Primeiros passos para fazer uma horta em um cantinho qualquer do seu apartamento.

Hortas precisam de pelo menos quatro horas de luminosidade.

Quem tem o privilégio de passar esta pandemia em casa certamente já observou o crescimento das plantas e, não raro, tomou gosto por cultivá-las. Verdade é que que falta de tempo ou uma vida na rua não são mais desculpas para deixar as folhas murchas e sem viço. Sem falar que o cuidado com elas vale, muitas vezes, como atividade terapêutica.

Click to continue reading

O espaço

A primeira coisa para quem quer começar a plantar ervinhas em casa é escolher o lugar em que elas ficarão. Vale lembrar que plantas gostam de luz. Assim, é importante escolher um espaço que receba pelo menos quatro horas de luminosidade por dia -- mesmo as espécies que curtem sombra precisam disso. Hortaliças mais folhosas, como alface, rúcula, acelga e chicória, precisam de luz direta. Já as ervas, como melissa, capim-limão, hortelã e erva-cidreira, toleram meia-sombra.

Os vasos

Recipientes de diversos formatos e tamanhos conferem movimento à sua horta. Garrafas pet, potes de plástico, e até caixas de leite podem servir como vaso. É importante lembrar só de fazer furinhos no fundo para escoar a água.

A terra

Um solo fértil, rico em matéria orgânica, garante boa parte da saúde das plantas. Para cultivar boas plantas, é necessário um solo fértil, rico em matéria orgânica. A sugestão aqui é comprar terra preta, que já vem rica em nutrientes, vendida em floriculturas e casas para construção.

O tempo

A natureza tem tempo próprio, não adianta querer acelerar processos. Mas algumas plantas se desenvolvem mais rapidamente do que outras. A rúcula e o rabanete, por exemplo, levam de 30 a 40 dias para ir para o prato. Alface, acelga, chicória e temperos demoram, em média, dois meses.

A saúde

Plantas amareladas, tortas, com pintas ou pontas queimadas não estão saudáveis. Tente mudar de lugar, inverter a exposição ao sol e modificar o hábito de rega. Uma espécie satisfeita com as quantidades de luz e sol que recebe vai apresentar viço, brilho e produzir folhas novas.

Como regar

Os melhores horários para regar as plantas são no início da manhã ou no fim da tarde, sempre uma vez por dia -- a exceção são os tempero que só têm sede três vezes por semana. Se a rega for feita ao meio-dia, grande parte da água vai evaporar, além de o horário propiciar a proliferação de fungos por ser mais quente. Para checar se terra está com a quantidade certa de água basta apertar um montinho com as mãos. Se sair água, é sinal de que está encharcada; se esfarelar, seca demais; se moldar, como massinha, está úmida, perfeita.

Os temperos

Uma boa ideia para quem está começando é cultivar ervas que já venham com raízes. Para plantar a salsinha comprada na feira, basta colocar o molho na água e depois de sete dias passar para a terra. Para a cebolinha, é só deixar dois dedos da parte branca na água para estimular o enraizamento e, após uma semana, fazer a mudança para o vaso. O mesmo vale para o alho-poró, desde que ele esteja com raiz.

As sementes

Leia sempre as instruções da embalagem para saber se a época é ideal para plantar aquela espécie. A maioria delas pede um plantio não muito fundo, já que grandes quantidades de terra podem funcionar como barreiras no desenvolvimento das sementes.