Opinião
As Olimpíadas e Rosa Magalhães
Por Mauro Magalhães - Ex-deputado e empresário.
Eu conheci a querida carnavalesca Rosa Magalhães ( 1947- 2024), filha do escritor e acadêmico Raimundo Magalhães Júnior, e da teatróloga Lúcia Benedetti.
O acadêmico Raimundo Magalhães Júnior, pai de Rosa, integrou o Júri do primeiro desfile das escolas de samba, em 1932, no Rio de Janeiro.
Antes de se tornar a carnavalesca mais famosa do Brasil, Rosa Magalhães formou-se em Pintura, pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, e em Cenografia, pela Escola de Teatro, entre outras coisas.
Rosa ganhou muitos títulos, no Carnaval.
Sua primeira vitória foi em 1982, quando o desfile ainda era fora do Sambódromo, pela Império Serrano, com o inesquecível enredo Bum Bum Paticumbum, Paticumbum.
Em 1984, quando o desfile já foi no Sambódromo, ela conquistou o quarto lugar, com Alô , Mamãe, pela Imperatriz.
Em 1985, Rosa Magalhães voltou a ser campeã, pela Tradição, com o enredo Pelas Terras do Pau-Brasil-Xingu, Pássaro Guerreiro.
Em 1986, também foi Campeã, pela Tradição, com Rei Sinhô, Rei Zumbi, Rei Nagô - Eu também tô aí, tô aí, sim sinhô .
Em 1994, foi campeã, pela Imperatriz, com enredo sobre Catarina de Médicis na Corte dos Tupinambôs e Tabajeres.
Também foi Campeã, pela Imperatriz, em 1995, em 1999, em 2000, em 2001.
E, conquistou o título, em 2013, pela Vila Isabel.
Quando começaram os Jogos Olímpicos, deste ano, em Paris, eu me lembrei de Rosa Magalhães.
Graças à querida carnavalesca, tivemos uma histórica cerimônia de encerramento das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Eu assisti. Rosa Magalhães comandou a solenidade de encerramento das Olimpíadas no Rio, que aconteceu no Maracanã e foi marcada por referências à cultura brasileira, com destaque para a exibição de músicas típicas do Norte, Nordeste.
Na abertura da cerimônia, tivemos o prazer de ouvir músicas famosas, cantadas no Rio de Janeiro. E, o desfile de fantasias de araras azuis, com cenários característicos da paisagem carioca, como os Arcos da Lapa, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
Rosa Magalhães levou à festa dos Jogos Olímpicos, em 2016, o Carnaval carioca para o Maracanã, a "Cidade Maravilhosa ", cantada pelo público. E, ainda, o gari Sorriso, com a modelo Izabel Goulart, como puxadores do cordão seguido pelas escolas de samba.
Um brinde à carnavalesca Rosa Magalhães e minhas homenagens aos Jogos Olímpicos, que, em 2024, acontecem em Paris.