BACK
Opinião

Corpus Christi

Por Mauro Magalhães - Ex-deputado e empresário. 

Todas as vezes que o calendário indica que,  em uma quinta de junho,  é feriado de Corpus Christi, lembro das lindas festas de minha cidade,  Ponte Nova,  em Minas,  no início da minha infância,  é das lindas procissões que acompanhei,  aqui no Rio,  com minha família  .

Lembro,  ainda,  das lindas celebrações, pelo saudoso amigo e grande cardeal,  Dom Eugênio Sales,  das mais recentes,  com Dom Orani Tempesta,  e, também,  das comemorações nas igrejas da Barra da Tijuca.

Click to continue reading

De família católica , aprendi a participar,  com muita fé,  das cerimônias do Corpus Christi.

A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo vem do século XIII. O Papa Urbano IV, que,  na época,  era o cônego Tiago Pantaleão de Troyes , arcediago do Cabido Diocesano de Liege,  na Bélgica,  teria recebido o segredo da freira agostiniana  Juliana de Mont Cornillon, que teria visto Jesus Cristo,  com o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque,  pelos cristãos. 

Em 1264, quando o cônego Tiago Panta Leão já tinha se tornado o Papa Urbano IV, teria ocorrido o chamado Milagre de Bolsena,  quando um sacerdote teria visto sair sangue,  da hóstia.

O Papa Urbano decidiu,  então,  que os objetos milagrosos fossem levados para Orvieto, em grande procissão,  que aconteceu em 19 de junho de 1264.

Essa foi,  então,  a primeira procissão de Corpus Christi. Instituída em 8 de setembro de 1264, pelo Papa Urbano IV,  para ser celebrada na quinta,  depois da oitava de Pentecostes. 

O ofício escolhido pelo Papa Urbano IV, para ser cantado durante a celebração,  foi composto por Dom Tomás de Aquino. Esse cântico permanece até hoje, nas festas de Corpus Christi.

No Brasil,  a data é feriado facultativo. 

Na terra onde nasci, Minas Gerais, muitas cidades comemoram o Corpus Christi com arte. 

 As ruas de cidades históricas,  como Mariana,  por exemplo,  são enfeitadas com serragem e pinturas. 

Também tive o prazer de participar de cerimônias em cidades do Rio de Janeiro. 

O costume de enfeitar as ruas das cidades,  no Brasil,  veio de Portugal. 

Nas terras portuguesas,  a festa de Corpus Christi começou a ser comemorada em 1282, por Dom Dinis,  desde o tempo de Dom Afonso III. 

Bom feriado para todos.