Local
Missa de sétimo dia
Será nesta segunda-feira, dia 24 de junho, às 17h, na igreja de Santa Mônica, no Leblon a missa de sétimo dia em homenagem póstuma ao engenheiro José Fernando Balbi, pai do arquiteto Rafael Balbi e avô de Leo Zapeda Balbi, de 18, e de Lia Zapeda Balbi, de 14 anos. Fernando Balbi morreu dormindo, no dia 17 de junho.
O velório e o enterro foi em Campos, onde mora o resto da família de Fernando Balbi.
Amigo de Fernando Balbi, desde a juventude, José Cretton, lembra da amizade dos dois:
"Nossos pais eram amigos do mundo do Direito, em Campos. Como o Fernando tinha 7 anos a mais que eu, eu só fui me tornar seu amigo quando fui fazer o cursinho para Engenharia, em Niterói. Ele estava casado com a mãe do Rafael, Maria Angélica, professora de Arquitetura ( que morreu em 2022), que conheceu quando foi estudar Engenharia em Itajubá, Minas Gerais. Além da amizade, formamos uma parceria. Ele ficou em Niterói e no Rio. Eu fui para São Paulo, onde vim a ser preso político. Fiquei fora do Brasil durante uns 12 anos. Quando voltei, voltamos a nos frequentar . Viramos sócios por 7 anos, até que eu saí para ingressar na Faculdade de Direito. Consolidamos uma relação de amizade muito forte", relembrou o amigo .
Balbi também era muito amigo de Martha Alencar, Antonio Pedro e de sua mulher, Andrea Bordadagua.
"Deveríamos chamá-lo, acrescentando o título nobiliárquico de Dom José Fernando Balbi, tão afável, sofisticado, elegante e amoroso que era. Um lorde tropical com uns toques de Toscana. Ainda bem que Fernando Balbi nos deixa o Rafael Balbi, um herdeiro de seus sabores e saberes", disse a jornalista e produtora de cinema, amiga de Balbi desde o tempo em que o marido, o cineasta e ator Hugo Carvana, era vivo.