BACK
Curiosidades

Ponte florestal oferece esperança para macaco dourado ameaçado

Preocupados com a recente queda na população do ameaçado mico-leão-dourado, conservacionistas do estado do Rio de Janeiro construíram uma ponte sobre uma rodovia movimentada para ajudar os macacos a circular por uma área florestal mais ampla.

A Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro é o único lugar no mundo onde o mico-leão-dourado ainda existe na natureza. Os esforços de conservação nas últimas décadas conseguiram aumentar seu número, trazendo a espécie da beira da extinção. Mas um surto de febre amarela em 2018 matou 32% da população. Hoje, existem cerca de 2.500 micos-leões-dourados na natureza.

Os conservacionistas temiam especialmente por um grupo de macacos que ficou isolado por causa de uma rodovia. “Cientistas mostraram que a população que vive ali ficaria completamente isolada do outro lado da estrada e isso criaria um problema real em termos de conservação”, disse Luís Paulo Marques Ferraz, diretor executivo do projeto metapopulacional que trabalha para proteger os número de micos-leões-dourados.

Click to continue reading

“Geneticamente essa população ficaria isolada e isso é muito ruim. Precisamos de uma grande floresta protegida e conectada”, disse ele. A ponte, construída no ano passado, foi plantada com árvores, arbustos e plantas na esperança de tornar um corredor natural atraente para os primatas. A vegetação ainda é jovem e demorará a crescer até um tamanho utilizável para os macacos.

Ferraz disse que uma população de 2.000 micos-leões-dourados deve ter pelo menos 25.000 hectares de floresta. Mas a floresta está fragmentada, cortada por pastagens, estradas e cidades. O mico-leão-dourado perdeu cerca de 95% de seu habitat original no Brasil, estimam grupos conservacionistas.