Cultura & Entretenimento
Afrodite e o amor
Os gregos consideravam que existia um ideal para todas as coisas no plano das ideias e que evoluir seria perscrutar esse arquétipo. Os deuses e heróis da mitologia serviam de modelo na busca desses ideais.
Afrodite, ou Vênus, não é filha de Zeus nem de Cronos como outros deuses, ela é filha apenas de Uranos, o céu estrelado, o universo primordial, o momento antes do nascimento de espaço e tempo. É filha deste momento em que não haviam divisões.
Filha da unidade, nasce para gerar isso ao mundo. No tempo em que tudo está dividido, ela representa o amor, como no conceito de amor grego: a recuperação da unidade na multiplicidade.
Quando fundido dois corações, não há nada no mundo que os separe, ou seja, o amor vence a separatividade, é capaz de unir o coração das pessoas como se eles fossem um só, seja em uma relação de amizade, pai e filho, mestre e discípulo... o amor gera um sentimento tão profundo que nem o tempo e o espaço são capazes de separar, superando as vezes até a morte.
Filha desde mundo quando não havia divisão, ela representa essa força que vem ao mundo da divisão promover a unidade perdida, o amor, esse que trabalha para a recuperação da unidade, o verdadeiro amor, o reino de Afrodite.
Afrodite e outros deuses e heróis estão adormecidos no coração de cada Ser Humano, temos esse potencial dentro da nossa Alma e podemos despertá-los!
Fonte:
NOVA ACRÓPOLE - Escola Internacional de Filosofia
Trecho da palestra "O Feminino na mitologia"
Assista a palestra completa e entenda o simbolismo de outras deusas e heroínas gregas:
https://www.youtube.com/watch?v=MDp-7Wu5078
Tags: Afrodite, Vênus, deuses, amor, unidade, multiplicidade, ser humano, grego, mitologia