Esta postagem pode conter referências à COVID-19
Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.
Opinião
A TERCEIRIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA
Gaslighting (ou gas-lighting) é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas e seletivamente omitidas para favorecer o manipulador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade. O Gaslighting é o controle das informações que induzem a aceitação da realidade, opinião e perspectiva impostas pelo manipulador.
- O NOVO NORMAL não é um fenômeno NOVO.
Publicado como "1984", título original: Nineteen Eighty-Four, é um romance distópico da autoria do escritor britânico George Orwell, publicado em 1949. Ambientado na "Pista de Pouso Número 1" (anteriormente conhecida como Grã-Bretanha), uma província do superestado da Oceania, em um mundo de guerra perpétua, vigilância governamental onipresente e manipulação pública e histórica. Os habitantes deste superestado são ditados por um regime político totalitário eufemisticamente chamado de "Socialismo Inglês", encurtado para "Ingsoc" na novilíngua, a linguagem inventada pelo governo. O superestado está sob o controle da elite privilegiada do Partido Interno, um partido e um governo que persegue o individualismo e a liberdade de expressão como "crime de pensamento",
que é aplicado pela "Polícia do Pensamento". Orwell, no “1984”, e em 1949 , há quase um século, cria com precisão o "Ministério da Verdade" encarregado de reescrever a história e falsificar fatos, conforme a conveniência daquele sistema. Para atingir seus objetivos, recorre a todos os métodos à sua disposição, especificamente através da propaganda e mídia.
No NOVO NORMAL a realidade supera a ficção, levando-nos a mergulhar na maior campanha de ‘gaslighting’ do nosso tempo desde a invenção do debulhador de milho.
O "Ministério da Verdade" de Orwell, é , o agora, "ressuscitado" Ministério da Comunicação que vem com o vigor de tornar-se a verdade absoluta. À medida que avança "o desmanche" e desmantelamento com o extermínio das pastas da Saúde( esta em meio a uma pandemia mundial que está exterminando vidas aos milhares diariamente no país), Educação e Secretária Especial da Cultura, até então sem nomes de titulares numa concepção rasa de que exercem importância menor ou até mesmo importância nenhuma na vertiginosa descida ladeira à baixo em sua confiança depositada nas urnas por 57 milhões de brasileiros, é urgente "criar" a narrativa da perseguição política e vitimismo de outrora.
O NOVO NORMAL nada mais é do que o artifício de raciocínio pífio do pensamento único.
Porém, se para você que não faz a menor ideia do seja um"debulhador de milho" e sua importância tecnológica para a evolução da humanidade esta informação é irrelevante, e acha injusto de minha parte exigir algum resquício cognitivo de razoável repertório intelectual para considerações a respeito de "espetaculização da mediocridade, gaslighting, Orwell, Nineteen Eighty-Four, ou até mesmo a simples sugestão ofensiva do exercício de interpretação de texto onde a reunião de meia dúzia de palavras numa mesma frase possa fazer algum sentido sem que isso provoque uma cefaleia (tem no google), mas se ainda lhe resta o "mínimo pensar" por vontade própria, estaríamos com alguma possibilidade, ainda que remota, de saudável convivência diante da calamitosa situação em que nos encontramos.
Mas, se está no grupo do "Penso, logo me confundo todo... ", e em persistindo os sintomas, a "ferramenta revolucionária" seria de indispensável utilidade alimentando o cocho com fartura de feno variando o cardápio na dieta de muares a ser compartilhado.
Neste caso, é recomendável o distanciamento!
- Ah... Eu avisei!
*Dando prosseguimento à temporada dos desgostos...
Seguimos...
Tags: Orwel, gaslighting, NOVO NORMAL, Auguste Rodin, Google, 1984