BACK
Social & Lifestyle

5 mentiras coaching

Coaching é um treinamento que tem como proposta desenvolver o potencial de uma pessoa, guiando-a na conquista de resultados extraordinários em sua vida pessoal e profissional. Coach é o profissional especializado que orienta e aplica o treinamento, e por fim Coachee é como se chama o aprendiz em desenvolvimento.

Seja você Coach, um Coachee ou um entusiasta é importante ter em mente que mentiras são contadas em todas as áreas e isso não é exceção no discurso Coaching.

Vamos conhecer algumas das histórias mais edificantes, porém falsas, usadas para mudar o seu mindset:

Clique para continuar lendo

1 - Condenado morreu apenas por acreditar que estava morrendo

Conta-se que um cientista, para provar o poder da mente, realizou um experimento com um condenado à cadeira elétrica. Foi dito ao condenado que seria feito um corte em seu dedo e que seu sangue ficaria pingando. Se o sangue coagulasse e o gotejamento fosse interrompido ele estaria livre, caso contrário sangraria até a morte.

O corte foi feito, mas para enganar o homem uma mangueira com soro foi colocada para simular o gotejar do sangue no chão. O condenado podia ouvir as gotas caírem mas não conseguia ver sua mão ou a bolsa com soro. Em determinado momento o coração do homem parou de bater. Ele morreu porque seu cérebro acreditou que não havia mais sangue em seu corpo já que seu dedo nunca parou de pingar.

Essa história é usada em muitas palestras motivacionais para mostrar o poder da nossa mente e que basta acreditar para que as coisas aconteçam. No entanto é apenas uma lenda que surgiu de uma variação de um texto do livro "Drunkcow Landmines", um livro que reúne histórias incomuns e incríveis, mas fictícias.

2 - A tecnologia milionária X o ventilador

Uma multinacional fabricante de pastas de dente tinha um problema: algumas caixas chegavam a esteira final da linha de produção vazias.

A empresa então reuniu uma equipe de engenheiros e investiu milhões no desenvolvimento de uma solução, criando assim um sistema de pesagem que foi aplicado na esteira, tornando-a capaz de identificar variações de peso, o que detectava caixas mais leves e consequentemente vazias.

Meses depois os engenheiros voltaram à fábrica para avaliar o sucesso do novo sistema, mas descobriram que estava desligado. Segundo o encarregado da linha de produção o sistema não funcionava bem e vivia travando. Para contornar o problema os funcionários fizeram uma vaquinha, compraram um ventilador e o posicionaram na lateral da esteira, agora as caixas vazias que passavam por ali eram simplesmente sopradas pelo vento.

A história é apresentada como exemplo para o conceito de pensar fora da caixa, mas nunca aconteceu de verdade.

3 - O renascimento da águia

A águia, ao atingir determinada idade, voa e se isola no topo mais alto de uma montanha. Lá ela arranca todas as suas penas e seu próprio bico, para depois renascer melhorada, com penas e bico novo.

A ideia aqui é nos encorajar a seguir o exemplo do animal, que precisamos em determinados momentos da vida nos destruir, ou reinventar, para que então uma versão melhor de nós renasça.

Soa poético mas é completamente falso, as águias não se mutilam de propósito e seria impossível crescer um bico novo no animal, já que o bico não é como uma unha que cresce novamente, ele não pode se recompor.

4 - O fundador da Tramontina era porteiro de bordel

Esta história conta que Valentin Tramontina era porteiro de um bordel e foi demitido da função por não saber ler. Com o dinheiro da indenização ele comprou suas primeiras ferramentas e começou a fazer reparos para as pessoas da cidade. Logo ele percebeu que poderia ganhar mais dinheiro vendendo as ferramentas do que fazendo os consertos.

Anos mais tarde um jovem pediu um autógrafo ao Sr Valentin Tramontina - agora um empresário bem sucedido - e ele lhe disse que não poderia porque não sabia escrever. O jovem, chocado com a ideia de que aquele homem, sem ler nem escrever, havia construído um império, pergunta o que ele faria então se soubesse ler, e o Sr Valentin responde que se soubesse ler seria porteiro de bordel.

Uma história, certamente inspiradora, é falsa. Nenhum desses fatos constam na biografia do empresário e não há provas de que ele fosse analfabeto. Segundo o site da própria empresa, Valentin Tramontina chegou na cidade de Carlos Barbosa, RS, em 1911, para montar seu próprio negócio. No entanto ele falece em 1939 e não chega a ver sua empresa virar um império, feito realizado pela sua esposa que deu prosseguimento aos negócios.

5 - Shark Tank

A lenda conta que os peixes trazidos pelos navios pesqueiros japoneses não chegavam frescos em terra, eles congelavam nos tanques ou morriam no meio do caminho, o que alterava o sabor do pescado. Para solucionar o problema eles tiveram a ideia de colocar um tubarão nos tanques e assim manter os peixes agitados durante a viagem.

O termo Shark Tank foi cunhado dessa lenda, e os coachs o usam para dizer que precisamos ter tubarões em nossas vidas, que nos tirem de nossas zonas de conforto, nos mantendo em movimento e em frente.

No entanto essa lenda é falsa, o método nunca foi usado, até porque se fosse o tubarão comeria todo o pescado durante a viagem.

Fonte: MOV Show - Fake Em Nóis com Pirulla e Gilmar Lopes

Tags: Coaching, coach, Coachee, mindset, Drunkcow Landmines, Tramontina, Shark Tank, Pirulla, Gilmar Lopes