Ciência & Tecnologia
Chegaremos a Marte nos próximos dias
Três missões espaciais, três países diferentes, partiram da Terra em uma jornada de sete meses para Marte, e chegam ao seu destino nos próximos dias.
Os Emirados Árabes Unidos enviaram uma sonda orbital chamada Al-Amal, ou Hope, que deve chegar primeiro, em 9 de fevereiro. Ele estudará a atmosfera e o clima de Marte, com o objetivo de avaliar o planeta para um assentamento humano.
O Tianwen-1 da China deve chegar à órbita de Marte em 10 de fevereiro. A missão consiste em um orbitador, um módulo de pouso e um rover movido a energia solar, os dois últimos dos quais serão implantados na superfície em maio, para um estudo abrangente da bacia de impacto Utopia.
Os EUA enviaram o Perseverance da NASA, um rover programado para pousar em 18 de fevereiro na cratera de Jezero, um alvo rico em argilas - evidência de que a região já teve água. O rover irá procurar evidências de vidas passadas e habitabilidade, e coletará amostras para serem devolvidas à Terra por duas outras missões atualmente em desenvolvimento .
Não é por acaso que todas as três missões estão chegando ao mesmo tempo: devido aos desafios envolvidos no envio de uma espaçonave a Marte, há uma janela que ocorre aproximadamente a cada dois anos e dois meses que permite que uma espaçonave chegue a Marte com o mínimo de energia requeridos. Essa janela foi mais recentemente em julho a setembro do ano passado.
Marte possui apenas metade do diâmetro da Terra, é pequeno, maior apenas que Mercúrio. Está a 228 milhões do Sol e sua translação leva 687 dias terrestres. Sua superfície é coberta de cobre, daí sua cor avermelhada, não possui oxigênio e suas temperaturas variam de 140º negativos a 30º positivos. Um ambiente realmente hostil a vida humana, no entanto Marte nem sempre foi assim, e descobrir o que aconteceu por lá é muito importante para o futuro da nossa Terra.
Tags: Marte, China, EUA, Emirados Árabes Unidos, Al-Amal, Hope, Tianwen-1, Perseverance, Nasa, cratera Jezero, rover, missão espacial