BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Opinião

COVID-19 matará a Terra plana?

Emergências que abalam a terra, como essa que estamos vivendo, tendem a reafirmar o valor do senso comum, do discurso baseado em fatos e da liderança racional. Alguns já argumentaram que o coronavírus será o início da morte do populismo. E talvez seja também a última gota para o terraplanismo.

Nas palavras frequentemente citadas de Ernest Hemingway, as falências acontecem de duas maneiras: "Gradualmente, e de repente". Isso também se aplica às falências intelectuais, e sua morte também é acelerada por crises como a atual.

A teoria da Terra plana vinha crescendo em popularidade desde meados de 2010 - um sintoma da indefinição social generalizada entre fato e opinião. Mas, eventualmente, a novidade de receber 'notícias falsas' começa a desaparecer. A popularidade da 'Terra plana' como termo de pesquisa atingiu o pico no final de 2017 e, desde então, está em declínio.

Click to continue reading

Enquanto isso, o mundo real acaba de receber um chamado mortal da natureza. O COVID-19 deixará uma impressão duradoura na humanidade, não de todo ruim: a pandemia demonstrou que os problemas do nosso planeta não param nas fronteiras nacionais e quão mal preparados estamos para resolvê-los.

Isso pode enfim nos levar a uma era de cooperação e progresso verdadeiramente globais. Ou pelo menos deve eliminar nossa paciência para fraudes, charlatanismo e mal-intencionados, e nessa levada a Terra plana volta para a caixa de absurdos históricos da geografia.

Fonte: Big Think

Tags: terraplanismo, Covid-19, Fraude, Notícias Falsas, Terra plana