BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Social & Lifestyle

Governo e Google analisam rastrear movimento das pessoas

O Google está discutindo o compartilhamento de dados de localização de seus aplicativos com o governo do Reino Unido, para mostrar se as pessoas estão praticando distanciamento social para combater o coronavírus. Entender se as pessoas estão respondendo ou não a medidas de distanciamento social é uma informação vital para os governos.

Segundo o Google as conversas estão em um estágio inicial e ainda não houve compartilhamento de nenhum dado com as autoridades.

Ao contrário do Google, a operadora de rede móvel britânica O2 já começou a compartilhar dados de localização agregados com o governo do Reino Unido.

Clique para continuar lendo

O Google disse que não tinha planos de compartilhar ou combinar dados com outros da indústria, mas estava conversando com empresas de tecnologia e governos sobre como compartilhar idéias sobre tendências.

Um porta-voz disse: “Estamos explorando maneiras pelas quais informações de localização anônimas agregadas podem ajudar na luta contra a covid-19. Um exemplo pode ser ajudar as autoridades de saúde a determinar o impacto do distanciamento social, semelhante à maneira como mostramos horários populares de restaurantes e padrões de tráfego no Google Maps.”

Eles acrescentaram: "Este trabalho seguiria nossos rigorosos protocolos de privacidade e não envolveria o compartilhamento de dados sobre a localização, movimento ou contatos de qualquer indivíduo".

O Conselho Europeu de Proteção de Dados adotou ontem uma declaração dizendo que se nenhum dado compartilhado não fosse anonimizado e o consentimento não tivesse sido solicitado aos cidadãos, os governos teriam que aprovar leis excepcionais para isso.

Fonte: New Scientist

Tags: Google, corona, vírus, Covid-19, rastreamento, localização, dados móveis