BACK
Gastronomia

O futuro dos alimentos

A industria alimentícia está pronta e precisa de inovação, à medida que crescem as preocupações com as mudanças climáticas. O sistema precisa se afastar da carne, do transporte de longa distância e de práticas insustentáveis.

Para isso uma solução que gera grandes esperanças são as carnes a base de plantas, com sabor realista o suficiente para mudar os hábitos alimentares dos amantes de carne. Mas ainda existem dois problemas com o produto: é caro e não há o suficiente.

A startup Rebellyous Foods tem como foco solucionar esses problemas. Ela produz produtos de frango vegetarianos e ajuda os produtores tradicionais de frango a fazer a transição de suas operações de fabricação para carne à base de plantas.

Clique para continuar lendo

"Existe apenas carne à base de plantas disponível para todos nos Estados Unidos comerem uma refeição por ano", segundo Christie Lagally, CEO da Rebellyous Foods, "É tão pouco o que existe por aí ... nosso objetivo é ser uma empresa escalável para que possa efetivamente fornecer esses alimentos a pessoas que têm custos e acesso limitados".

A agricultura é responsável por 24% das emissões de gases do efeito estufa, uma estatística que levou o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, a investir em empresas de carnes de origem vegetal . Mas Gates é o primeiro a notar que tornar o sistema alimentar mais verde é apenas uma peça do quebra-cabeça. Outros 14% das emissões de carbono vêm do transporte.

Nesta área, a startup Zume quer enfrentar os dois problemas ao mesmo tempo. Ela vende cozinhas móveis (para reduzir o tempo de viagem para entrega de alimentos), embalagens sustentáveis ​​e análise de dados para ajudar as empresas de alimentos a eliminar o desperdício.

“O tipo de coisa que fazendas para restaurantes de mesa fazem, você poderia fazer em escala massiva se tivesse todos os dados da cadeia de suprimentos, usando-os juntos e com a vontade de aplicar essas otimizações a cada parte em conjunto como um sistema " disse o diretor de tecnologia da Zume, Chris Satchell.

É um desafio difícil, mas possível de ser resolvido, para isso serão necessárias as mesmas forças de engenharia que criaram o sistema de agricultura industrial americano em meados do século 20 para construir hoje um sistema alimentar sustentável.

“O esforço que foi colocado na agricultura industrial, precisamos colocar o mesmo esforço na cadeia de suprimento de alimentos, mas precisamos fazer isso com o objetivo de reduzir o desperdício, melhorar a sustentabilidade, reduzir a utilização da água, reduzir o plástico, precisamos pensar em todas essas coisas - acrescentou Satchell.

Fonte: GeekWire Summit / Geek Wire

Tags: carne vegana, planta, sustentável, Agricultura, mudanças climáticas, hábitos alimentares, Alimentação