BACK
Cultura & Entretenimento

O som ensurdecedor do Sol

Se o vácuo do espaço não impedisse o som de viajar, como seria o som do Sol?

Essa questão já foi, de certa forma, abordada do popular desenho animado de ficção científica “Rick and Morty”, no planeta do Sol gritante.

Felizmente, nosso Sol parece quieto, mas a realidade é que se pudéssemos ouvir o som do Sol, provavelmente seria enlouquecedor.

Clique para continuar lendo

A enorme bola de plasma superaquecido passa por ciclos de convecção constantes (transferência de calor através de um fluido que ocorre devido ao movimento do próprio fluido), onde milhões de bolsões de gases super quentes, cada um do tamanho de Minas Gerais, sobem e descem.

"Esse é um processo extraordinariamente violento - criaria uma quantidade enorme de som", disse Heliophysicist Craig DeForest, do Departamento de Estudos Espaciais do Instituto de Pesquisas do Sudoeste.

Pelos cálculos do DeForest, o Sol soaria como "10.000 terras cobertas por sirenes da polícia, todas gritando".

A Terra está a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol, então o som seria atenuado quando chegasse aqui. Ele acredita que o som cairia para cerca de 100 decibéis, como um show de rock constante. O som em si seria algo parecido com um rugido, porque as ondas sonoras seriam compostas de muitas frequências diferentes. Imagine ficar ao lado das Cataratas de Foz do Iguaçu, o tempo todo.

Felizmente, o vácuo do espaço impede a transmissão do som.

Mas o experimento mental é um lembrete poderoso do incrível poder da nossa estrela. Qualquer coisa que pudesse ser ouvida a 150 milhões de quilômetros de distância é uma força poderosa.

Fonte: Astronomy

Crédito imagem: Nasa

Crédito vídeo: Rick and Morty

Tags: #sol, som, Nasa, Rick and Morty, vácuo, Terra, Espaço