Social & Lifestyle
Toyota construirá a cidade do futuro
A Toyota está construindo uma cidade inteligente de 175 acres na base do Monte Fuji, a cerca de 100 quilômetros de Tóquio, anunciou a empresa no início deste mês na CES , a maior feira de tecnologia do ano.
A "cidade do futuro" funcionará como um campo de testes para tecnologias como a robótica, casas inteligentes, e inteligência artificial e será o lar de uma população inicial de 2.000 funcionários da Toyota e suas famílias, casais aposentados, varejistas e cientistas, a OMS testar e desenvolver essas tecnologias.
Os moradores da cidade, que a Toyota apelidou de "Woven City" (Cidade Tecida - tradução livre), viverão em residências inteligentes com sistemas de robótica doméstica para ajudar na vida diária e inteligência artificial baseada em sensores para monitorar a saúde e cuidar de outras necessidades básicas.
Ela será projetada pelo famoso arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, que está por trás de projetos de alto nível, como o 2 World Trade Center em Nova York e a sede da Google na Califórnia e em Londres. Ingels projetou a Cidade Tecida para ser totalmente sustentável, com um ecossistema movido a células de combustível de hidrogênio e estradas dedicadas a veículos autônomos e sem emissões.
A construção começará em 2021, e a Toyota planeja que os primeiros moradores se mudem dentro de cinco anos, disse um porta-voz ao Business Insider.
"Construir uma cidade completa desde o início, mesmo em pequena escala como essa, é uma oportunidade única de desenvolver tecnologias futuras, incluindo um sistema operacional digital para a infraestrutura da cidade", disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda, em comunicado à imprensa.
"Com pessoas, edifícios e veículos todos conectados e se comunicando através de dados e sensores, poderemos testar a tecnologia de IA conectada ... tanto no mundo virtual quanto no físico ... maximizando seu potencial", acrescentou Toyoda.
A Toyota planeja enviar 2.000 pessoas para morar na Cidade dos Tecidos para começar e, gradualmente, aumentar a população. Os primeiros residentes serão funcionários da Toyota e suas famílias, casais aposentados, varejistas, cientistas visitantes e parceiros do setor, de acordo com a empresa.
Os residentes viverão em casas equipadas com a mais recente tecnologia de robótica doméstica para ajudar na vida diária, bem como inteligência artificial baseada em sensor para monitorar a saúde e atender às necessidades básicas.
Apesar das casas planejadas de alta tecnologia, a Toyota diz que "incentivar a conexão humana será um aspecto igualmente importante dessa experiência". A cidade incluirá vários parques e uma grande praça central para reuniões sociais.
Os prédios da cidade serão feitos principalmente de madeira para minimizar a pegada de carbono. E os telhados serão cobertos por painéis fotovoltaicos para gerar energia solar e energia de célula a combustível de hidrogênio.
A cidade será projetada com três tipos diferentes de ruas: ruas para veículos mais rápidos, ruas para uma mistura de veículos e pedestres de baixa velocidade e um passeio parecido com um parque apenas para pedestres. Esses três tipos de ruas formarão um "padrão de grade orgânica" para ajudar a testar a autonomia, de acordo com a Toyota.
Uma frota de veículos elétricos autônomos da Toyota, denominada e-Palettes, será usada para transporte, entregas e "varejo móvel mutável" por toda a cidade.
Fonte: Business Insider
Crédito fotos: Toyota
Tags: Toyota, Japão, veículos elétricos autônomos, e-Palettes, Akio Toyoda, Woven City, Monte Fuji, Bjarke Ingels, casas inteligentes, CES, IA