Ciência & Tecnologia
Velejadores atrapalham resgate da cápsula SpaceX
Depois que a cápsula Crew Dragon da SpaceX caiu no Golfo do México no domingo e antes que os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley estivessem fora da cápsula, dezenas de barcos circularam a área, criando o caos quando equipes de recuperação tentaram chegar à espaçonave. Um deles tinha um banner com o logotipo "Trump".
A sonda completou uma missão de dois meses na Estação Espacial Internacional e caiu no Golfo do México, na costa de Pensacola, Flórida, às 15h48 do Brasil, onde barcos de recuperação aguardavam nas proximidades para receber a tripulação.
A situação era perigosa devido à possibilidade de vapores tóxicos dos propulsores da espaçonave. Sem mencionar que os barcos poderiam ter atrapalhado uma operação de recuperação de emergência.
Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA, disse que a Guarda Costeira ajudou a limpar a área antes do evento, no entanto muitos velejadores ignoraram os pedidos das equipes e decidiram invadir a área, colocando a si mesmos e aos envolvidos na operação em perigo potencial.
Felizmente, a desrespeitosa imprudência não levou a nenhuma catástrofe e o retorno da Crew Dragon foi um sucesso. Assista ao vídeo da reentrada.
Tags: Crew Dragon, SpaceX, Golfo do México, Nasa, Estação Espacial Internacional, Guarda Costeira