BACK
Volkswagen cancela "layoff" de 800 trabalhadores em Taubaté (SP)
www.metropoles.com

Volkswagen cancela "layoff" de 800 trabalhadores em Taubaté (SP)

Montadora pretendia suspender o contrato de trabalho dos funcionários, mas mudou de ideia por causa do bom resultado das vendas do Polo

Negócios

A Volkswagen anunciou neste domingo (23/7) o cancelamento do “layoff” (a suspensão dos contatos de trabalho”) de 800 funcionários de um turno da fábrica de Taubaté, no interior paulista. A medida foi tomada por causa do bom resultado da venda do modelo Polo, produzido na unidade. A montadora, porém, informou que adotará um esquema de férias coletivas de dez dias na indústria.

A ideia inicial da empresa, divulgada em 17 de julho, era suspender os contratos a partir de 1º de agosto. A interrupção teria duraria dois meses para um turno. A produção não seria paralisada, mas reduzida.

Em maio, a montadora já havia informado que colocaria 800 trabalhadores em “layoff” a partir do mês seguinte. Ela voltou atrás e cancelou a medida, depois que o governo federal comunicou o corte de impostos para reduzir o preço dos carros.

Click to continue reading

Neste domingo, a empresa informou ainda que fábrica de São José dos Pinhais (PR) segue com um turno em layoff desde 5 de junho. As unidades Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e São Carlos (SP – motores) estão operando normalmente.

Leia a íntegra do comunicado da montadora: “Em razão do desempenho positivo do modelo Polo, a Volkswagen do Brasil decidiu ajustar as medidas de flexibilidade para a fábrica de Taubaté (SP), cancelando o layoff previsto para iniciar em 1º de agosto, com duração de 2 meses para um turno de produção, e aplicando férias coletivas de 10 dias para os dois turnos da unidade, iniciando em 31/7. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) segue com um turno em layoff desde 5 de junho. As unidades Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e São Carlos (SP – motores) estão operando normalmente. As ferramentas de flexibilização estão previstas em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen.”