BACK
Brasil conquista o tetra na Olimpíada Internacional de Economia na Grécia - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

Brasil conquista o tetra na Olimpíada Internacional de Economia na Grécia - Só Notícia Boa

Que orgulho. O Brasil conquistou o tetra na Olimpíada Internacional de Economia na Grécia, representado por oito estudantes que levaram a medalha de ouro, prata e bronze. Esta disputa é considerada mais tradicional do gênero no mundo. O desafio é que os participantes solucionem problemas relacionados a economia, finanças e negócios. O Brasil é o […]

Conhecimento

Que orgulho. O Brasil conquistou o tetra na Olimpíada Internacional de Economia na Grécia, representado por oito estudantes que levaram a medalha de ouro, prata e bronze. Esta disputa é considerada mais tradicional do gênero no mundo. O desafio é que os participantes solucionem problemas relacionados a economia, finanças e negócios.

O Brasil é o único país com três vitórias. Nesta edição da Olimpíada Internacional de Economia ficaram em segundo lugar Indonésia e terceiro o Canadá. Dos 47 países participantes da Olimpíada, o Brasil ficou na primeira posição geral na soma de pontuações.

A delegação brasileira é formada pelos estudantes Luiz Filipe Peres, Leonardo Zanetti Souza, Pedro Porto de Carvalho Nunes, Lucas Monteiro Rivelli, Renato Timoteo, Wanderley Nicolas Goulart, Vitor Alexandre Camargo e Raphael Zimmermann.

Click to continue reading

Coleção de prêmios

Aluno da FGV (Fundação Getúlio Vargas) do Rio de Janeiro, referência em economia, finanças e negócios, um dos integrantes da equipe brasileira, Luiz Felipe, disse que sempre teve em mente a olimpíada, era uma meta para ele.

“Na escola eu tive muito contato com matemática, mas a economia, em si, eu comecei a conhecer estudando para a olimpíada. Foi ali que eu decidi o curso que queria fazer. É uma experiência incrível”, disse o estudante.

Para o campeão que conseguiu incríveis 50 mil pontos, portanto a medalha de ouro, a ideia é divulgar a importância de competições, como as Olimpíadas, entre estudantes do ensino médio.

“Eu quero ajudar a aumentar esse contato com as escolas para que a olimpíada de economia se torne tão enraizada quanto é a de matemática”, afirmou.

Como funcionam as Olimpíadas

Antes da Grécia, os estudantes venceram a etapa brasileira das Olimpíadas do Brasil.

A competição tanto no Brasil como exterior envolve várias fases com intuito de verificar a capacidade dos participantes em solucionar questões específicas ligadas à economia, negócios e finanças.

Os estudantes são submetidos à análise de conceitos de matemática de nível superior, como noções de derivadas e conhecimento de conceitos básicos de probabilidade e estatística, amostragem, experimentos científicos e experimentos naturais.

Por fim, são apresentadas as questões específicas.

Em 2019, a delegação brasileira ficou em primeiro lugar na final da 2ª edição da IEO, na Rússia.

A delegação do Brasil teve apoio do banco BTG Pactual.