BACK
Gastronomia

Envelhecida por 21 anos: qual é a cachaça mais cara do Brasil?

Na comemoração dos 362 anos da Revolta da Cachaça, você sabia que a cachaça mais cara do Brasil pode ser encontrada por quase R$ 13 mil, dependendo da loja? Pois bem, criada por Hugo Weber e Evandro Weber na cidade de Ivoti, encosta da Serra Gaúcha, no interior do Rio Grande do Sul, a cachaça Weber Haus Diamant 21 Anos tem o valor mais alto do país. O seu processo de produção explica o preço tão elevado.

Essa cachaça foi curtida e envelhecida em barris de carvalho por 6 anos e mais 15 em barris de bálsamo. O processo se iniciou nos anos 2000, quando pai e filho decidiram elaborar uma cachaça, colocá-la em envelhecimento nos seus melhores tonéis e deixar no "Vergesslichkeit" (esquecimento, em tradução livre). Lançada em 5 de novembro de 2021, a cachaça Weber Haus Diamant 21 Anos consiste em apenas mil garrafas únicas..

A Cachaçaria Nacional descreve a Weber Haus Diamant 21 Anos da seguinte forma: "Sensorialmente, é uma bebida licorosa a 2ºC, cujo sabor remete a flores, frutas maduras, frescor, damasco, laranja e menta. Ademais, no aroma, a 10ºC encontram-se notas de frutas maduras, frescor, pêssego, calda de frutas, baunilha, amadeirado, herbal. A 30ºC é complexa, trazendo ao paladar do apreciador a baunilha, amêndoas, passas, frutas cristalizadas, anis, mel e caramelo. Logo, em todas as temperaturas, o destilado tem como característica fornecer à boca sensação aveludada".