BACK
Ciência & Tecnologia

Evidência de impacto de asteroide que matou dinossauros é encontrada na Lua

Os impactos de asteroides na Lua, ocorridos há milhões de anos, correspondem à colisão que eliminou os dinossauros;

Cientistas estudaram esferas esferas de vidro microscópicas em amostras de solo lunar para chegar ao resultado;

O asteroide que matou os dinossauros tinha aproximadamente 10 quilômetros de largura.

Click to continue reading

Cientistas do Centro de Ciência e Tecnologia Espacial da Curtin University (SSTC) na Austrália descobriram que os impactos de asteroides na Lua, ocorridos há milhões de anos, correspondem à colisão maciça que ajudou a eliminar os dinossauros do nosso planeta. Os resultados foram obtidos estudando esferas de vidro microscópicas em amostras de solo lunar devolvidas à Terra pela missão Chang'e-5 da China em 2020.

Os pesquisadores reconstruiram uma linha do tempo do bombardeio lunar avaliando as idades desses fragmentos de vidro. Ao fazer isso, a equipe do SSTC descobriu que tanto o momento quanto a frequência dos impactos do asteroide na Lua foram espelhados por colisões de rochas espaciais na Terra, o que significa que a linha do tempo que a equipe construiu também pode fornecer informações sobre a evolução do nosso planeta.

“Combinamos uma ampla gama de técnicas analíticas microscópicas, modelagem numérica e pesquisas geológicas para determinar como essas contas de vidro microscópicas da lua foram formadas e quando”, disse o principal autor do estudo, Alexander Nemchin, professor da SSTC, em um comunicado.

As idades de algumas das micro amostras de vidro lunar indicaram que elas foram criadas há cerca de 66 milhões de anos, na época em que o asteroide que matou os dinossauros atingiu a Terra no que hoje é o Golfo do México, perto da Península de Yucatán, no México.

O asteroide de aproximadamente 10 quilômetros de largura atingiu a Terra a cerca de 19,3 quilômetros por segundo, ou 69.524 km/h, deixando uma cratera de impacto medindo cerca de 150 km de largura e 12 milhas (19 km) de profundidade. Além das ondas de choque geradas pelo impacto inicial, o impacto do asteroide causou uma série de efeitos indiretos que alteraram a vida, incluindo o lançamento de espessas nuvens de poeira que bloquearam o sol .

A equipe agora pretende comparar os dados coletados das amostras de solo lunar de Chang'e-5 com outras amostras de solo da lua e com as idades das crateras na superfície lunar. Essa análise pode revelar outros eventos de impacto na Lua e, por sua vez, ajudar a descobrir sinais de impactos de asteroides aqui na Terra que podem ter afetado a vida.