BACK
Fio dental, sucesso nos anos 80 no Brasil, vira moda nos EUA - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

Fio dental, sucesso nos anos 80 no Brasil, vira moda nos EUA - Só Notícia Boa

O que foi moda nos anos 80 no Brasil começa a pegar fora do país: o biquíni fio dental está se espalhando pelas praias dos Estados Unidos (EUA). Impulsionadas por celebridades como Emily Ratajkowski, Kim Kardashian e Kendall Jenner, mulheres norte-americanas têm aderido cada vez ao fio dental. Em Hollywood e marcas famosas como Victoria’s […]

Social & Lifestyle

O que foi moda nos anos 80 no Brasil começa a pegar fora do país: o biquíni fio dental está se espalhando pelas praias dos Estados Unidos (EUA).

Impulsionadas por celebridades como Emily Ratajkowski, Kim Kardashian e Kendall Jenner, mulheres norte-americanas têm aderido cada vez ao fio dental. Em Hollywood e marcas famosas como Victoria’s Secret e Billabong estão oferecendo maiôs fio dental como parte das coleções moda praia 2023.

Nas praias da Flórida, por exemplo, é possível ver cada vez mais mulheres usando a vestimenta. “Às vezes me sinto desconfortável, mas estou começando a me sentir mais confiante vendo outras mulheres usando”, disse Cassidy, de 24 anos.

Click to continue reading

Origem controversa

Embora o uso da peça esteja sendo difundido agora, o estilo apareceu pela primeira vez em público nos Estados Unidos em 1939.

Pouco antes da Feira Mundial de Nova York, o prefeito da cidade, Fiorello La Guardia, instituiu que dançarinas se apresentassem cobertas em vez de nuas (prática comum na cidade na época).

Os teatros burlescos foram proibidos e os clubes de strip-tease recebiam mandatos policiais.

Décadas depois, quando o Conselho da Cidade de Los Angeles proíbe a nudez pública, um designer austríaco-americano chamado Rudi Gernreich inventou o biquíni fio dental.

“O fio dental é minha resposta a uma contradição em nossa sociedade: a nudez está aqui, muitas pessoas querem nadar e tomar sol nuas”, disse Rudi em um manifesto na época.

Suprema Corte dos Estados Unidos

A polêmica em relação ao biquíni fio dental no país é tanta que o caso foi parar na Suprema Corte.

O tribunal decidiu sobre vários casos envolvendo a peça e uma das decisões mais emblemáticas foi em 2000, quando a corte entendeu que a nudez feminina era uma ameaça à ordem social e manteve o fio dental como “solução para o crime, doença e caos”, explicou a professora de direito de Nova York, Amy Adler.

Nos últimos anos, municípios como a Carolina do Norte afrouxaram as restrições e a aplicação das leis de nudez e viram o aumento de banhistas seminuas.

Empoderamento

Sucesso no Brasil nos anos 80, o biquíni fio dental demorou a virar moda nos EUA e agora elas dizem que se sentem mais empoderadas.

“Eu estava com vergonha, mas todo mundo está usando, dane-se, eu não me importo mais”, disse a corretora de imóveis, Codi Maher.

Para Nikki Sutton, uma paralegal de Atlanta, o biquíni fio dental a ajudou a se sentir sexy novamente. A mulher, que tem dois filhos, encomendou a peça antes de uma viagem para Porto Rico.

Apesar de ter ganho 15 quilos recentemente, ela disse que o fio dental a tiraria de sua zona de conforto.

“Eu fico mais satisfeita com meu corpo, cada pedaço que eu tenho – polegadas, peso e tudo mais”, explicou a mulher.

Nikki acrescentou ainda que a tanga aumenta sua confiança. “É empoderador e me obriga a me sentir um pouco mais confortável comigo mesmo, eu tenho que andar com um certo nível de confiança, que eu me sinta assim ou não”, disse.

Outra que vê o uso do biquíni como algo empoderador é Laura DiBiase, conselheira universitária de 32 anos de Los Angeles.

Conforme a conselheira começou a frequentar mais a academia, ela foi ficando mais confiante para usar a roupa, o que a deixou mais confortável com o próprio corpo.

Auto-objetificação

Apesar da nova moda ajudar muita gente, há aqueles que enxergam o estilo como uma problemática.

“Pode haver algo de libertador em reivindicar aqueles roupas que as pessoas dizem que você não deveria usar por causa de seu corpo. Mas então você cai no outro lado da auto-objetificação”, explicou Celine Leboeuf, professora de Filosofia na Florida International University.

Com informações de The New York Times

https://www.nytimes.com/2023/07/16/style/g-string-thong-trend.html?searchResultPosition=1