BACK
Kerry: 10 bilhões de habitantes na Terra é insustentável
noticias.r7.com

Kerry: 10 bilhões de habitantes na Terra é insustentável

Especialista afirma que a humanidade precisa resolver a questão da sustentabilidade e do número de pessoas no planeta

Conhecimento

Com quase 10 bilhões de seres humanos em 2050, o crescimento demográfico mundial é insustentável em sua forma atual, advertiu o enviado especial americano para o clima, John Kerry.

Desde novembro, a Terra tem oficialmente mais de 8 bilhões de habitantes, mais do que o triplo do número em 1950.

Em um momento em que as necessidades de alimentos e energia já ameaçam os recursos e o clima do planeta, esse número se aproximará de 10 bilhões (9,7 bilhões) até meados do século, segundo projeções da ONU.

Click to continue reading

"Pessoalmente, não acho que seja sustentável", disse Kerry, em entrevista à AFP na terça-feira (6), em Oslo.

“Temos que resolver a questão da sustentabilidade e do número de pessoas que temos que cuidar no planeta”, acrescentou.

A Terra aqueceu em torno de 1,2°C desde a era pré-industrial, o que deixa pouca margem para cumprir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento a 1,5°C.

Alimentar 8 bilhões de pessoas gera, hoje, mais de 25% das emissões que causam a mudança climática: cerca de 40% estão relacionados com a pecuária e o desperdício de alimentos, e o restante, com a produção de arroz, o uso de fertilizantes e a conversão do solos e o desmatamento.

Em um trágico efeito bumerangue, a mudança climática também complica a produção de alimentos com secas, enchentes e outros fenômenos meteorológicos extremos.

"Estive em vários países africanos onde estão muito orgulhosos de seu aumento da natalidade, mas o fato é que é insustentável para a vida atual, muito menos quando você soma os números futuros", disse Kerry, de 79 anos.

"Não recomendo uma redução populacional. Acho que temos a vida que temos no planeta e devemos respeitá-la, mas poderíamos fazer melhor em muitos aspectos", acrescentou.

Sem desperdício

Evite viajar de avião, consumir menos carne, melhorar o isolamento de casa: uma parte dos esforços climáticos passa por mudanças de hábitos.

De acordo com um relatório publicado na sexta-feira por sua agência ambiental, a Noruega poderia reduzir suas emissões em 4,5 milhões de toneladas de CO2 no período 2024-2030, se seus 5,5 milhões de habitantes seguirem as recomendações alimentares de suas autoridades de saúde.

Uma das principais alavancas é conseguir que os carnívoros comam menos de 500 gramas de carne vermelha por semana.

Mas, embora os pesquisadores tenham calculado que seriam necessários mais cinco planetas para fornecer a todos os humanos a mesma dieta de americanos, ou brasileiros, Kerry não pensa em pedir a seus compatriotas que comam menos hambúrgueres.

“Acho que essas são escolhas das pessoas, o que querem fazer, como querem fazer. O que eu recomendaria é que mudássemos nossas práticas de como alimentamos o gado e com o que os alimentamos e como usamos a agricultura”, disse ele.

"Agora, existem muitas, muitas novas tecnologias e muitas novas formas de agricultura regenerativa. Você pode produzir todo tipo de produto agrícola com menos perturbações para a Terra, com muito menos intensidade de recursos", insistiu.

Mas este ex-secretário de Estado e ex-candidato à presidência dos EUA em 2004 rejeita mudanças de cima para baixo na vida cotidiana.

"Não acho que seja necessário sacrificar um estilo de vida para conseguir o que você precisa", afirmou.

"Você pode ter um estilo de vida melhor, comer melhor e alimentar mais pessoas, se pararmos de desperdiçar tanta comida. Há muitas opções sem ter que dizer a alguém 'ei, vamos obrigar você a...'".