BACK
Gastronomia

MOQUECA RÁPIDA DE PEIXE (6 PORÇÕES)

Esta receita é cheia de truques pra deixar a moqueca pronta ainda mais rápido. Os legumes são cortados em pedaços menores e o peixe em tranches, tudo pra diminuir o tempo na panela. Leite de coco, azeite de dendê, pimenta-de-cheiro… Vai tudo junto na mesma panela. É o puro caldo do Brasil!

INGREDIENTES

6 tranches (postas) de robalo sem pele (cerca de 150 g cada)

Click to continue reading

3 tomates

1 pimentão amarelo grande

1 pimentão verde grande

1 ½ cebola

2 dentes de alho pequenos

2 pimentas dedo-de-moça pequenas

1 pimenta de cheiro

8 ramos de coentro (folhas e talos)

200 ml de leite de coco

¼ de xícara (chá) de azeite de dendê

2 colheres (sopa) de azeite

sal a gosto

folhas de coentro a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Lave e seque os pimentões, os tomates, as pimentas e o coentro.

Corte os pimentões ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em quadrados de 3 cm. Corte os tomates em quartos, descarte as sementes e corte cada quarto ao meio na diagonal. Descasque e corte a cebola em cubos de 2 cm. Descasque e pique fino o alho. Fatie a pimenta de cheiro em rodelas.

Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, raspe as sementes com a ponta da faca e pique fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a gordura dissolve a capsaicina, substância responsável pelo ardor. Depois, lave as mãos.

No liquidificador, bata o leite de coco com o azeite de dendê e ½ colher (chá) de sal por 1 minuto até ficar bem emulsionado — assim o caldo da moqueca fica mais aveludado e a gordura do dendê e do coco não se separam do líquido.

Tempere o peixe com sal a gosto.

Leve uma panela grande (uma moquequeira, ou frigideira de borda alta) ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar. Junte os pimentões e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o alho e as pimentas e mexa por 1 minuto para perfumar.

Abaixe o fogo, junte o coentro e o leite de coco batido com dendê. Adicione os tomates e misture bem. Com uma pinça, coloque as tranches de peixe entre os legumes — assim o peixe fica parcialmente imerso pelo caldo para cozinhar.

Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até o peixe ficar cozido, mas ainda úmido, e os legumes macios. Sirva a seguir com folhas de coentro a gosto.