BACK
Prevista em lei, brinquedoteca hospitalar pode transformar acolhimento de crianças em tratamento
bonsfluidos.com.br

Prevista em lei, brinquedoteca hospitalar pode transformar acolhimento de crianças em tratamento

Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica defende a necessidade de brinquedotecas nos hospitais com atendimento pediátrico

Social & Lifestyle

Popularmente conhecida por “Lei da Brinquedoteca Hospitalar”, a lei n.º 11.104 prevê a instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. Dezesseis anos após a legislação ser implementada, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) continua reforçando a importância desta iniciativa, uma vez que nem todos os hospitais cumprem a norma.

Quando há menção à palavra hospital, logo se pensa em doença, dor, remédios, tratamentos e pacientes adultos, que em geral são acolhidos por serviços assistenciais e psicológicos. Mas e no caso das crianças? É difícil imaginá-las hospitalizadas em uma fase tão importante para o seu desenvolvimento. Felizmente, a proposta da brinquedoteca vem para ajudar a suprir essa e outras necessidades intrínsecas ao público infantil.

"Pensando que a maioria dos tratamentos oncológicos são longos, temos que levar em conta que a vida das crianças não para, elas continuam crescendo. Então esse ambiente lúdico, da brincadeira, é muito necessário para que elas tenham a oportunidade de permanecer se desenvolvendo em termos neuropsicocognitivos", afirma Dra. Flávia Martins, oncologista e membro da diretoria da SOBOPE.

Click to continue reading

Na brinquedoteca, as crianças podem contar com um espaço humanizado, onde se reencontram com brinquedos e brincadeiras que transformam o ambiente, deixando-o mais prazeroso e proporcionando não apenas uma forma de entretenimento, mas também de aprendizagem.

"Além disso, outro ponto importante é tornar o recinto hospitalar menos agressivo. Os desenhos, pinturas e brinquedos ajudam nesse quesito. Já que elas vão ficar boa parte desse tempo internadas, com procedimentos invasivos e até dolorosos, quanto menos pesado for o ambiente, melhor para os pequenos", completa Dra. Flávia.

Para ela, o hospital é um local que pode amedrontar e traumatizar as crianças em razão das experiências nem sempre positivas. “No entanto, a brinquedoteca pode ajudar a amenizar isso e permitir aos pacientes uma fuga da realidade. Afinal, mesmo hospitalizadas, continuam sendo crianças e necessitam de um espaço que acolha a sua etapa de vida”, finaliza.