BACK
Cultura & Entretenimento

Thanksgiving e o Dia de ação de graças

O Brasil também tem seu Dia de Ação de Graças, comemorado na mesma data que os EUA, porém não é feriado como lá.

O Dia de Ação de Graças é celebrado na 4ª quinta-feira de novembro. Da mesma maneira que nos Estados Unidos e Canadá, o "Thanksgiving" americano é comemorado como forma de agradecimento pelas coisas boas do ano que está se encerrando.

Significado da Data

Click to continue reading

Essa data expressa a gratidão por todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano. Originalmente, a data decorria após a época das colheitas, justamente para agradecer a fartura da produção agrícola.

Por isso, as famílias se reúnem em comemoração manifestando carinho e agradecimento. Ao lado do Natal e do Réveillon, o Dia de ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá.

Curioso notar que este dia, que não está associado a nenhuma religião, se popularizou com o passar dos anos, sendo assim, comemorado por todos, independentemente do credo.

Comemorações e Tradições

A tradição nos Estados Unidos e no Canadá é agradecer pelos bons momentos, reunir a família em um jantar onde é servido abóboras, tortas de maçãs e de nozes, cookies, batatas-doces, purê de batatas, molho de cranberry e peru.

Ademais, o Dia de Ação de Graças é celebrado com festas, missas, orações e desfiles. A loja Macy's é responsável pela maior parada que acontece no mundo no Dia de Ação de Graças. Conhecido como Macy’s Thanksgiving Day Parade, o desfile realiza-se em Nova Iorque desde 1924.

Dia de Ação de Graças no Brasil

No Brasil, esse dia foi instituído em 17 de agosto de 1949, no governo de Eurico Gaspar Dutra (Lei n.º 781). Aqui, o Dia de Ação de Graças é celebrado na 4ª quinta-feira de novembro.

Origem do Dia de Ação de Graças

No século XVI, em Plymouth Colony, Massachusetts, região chamada de Nova Inglaterra, os habitantes da vila realizaram uma festa para comemorar a colheita dos alimentos daquele ano. Isso porque eles passaram por invernos muito rigorosos.

Foi a partir de 1620, depois de muitas intempéries, que os peregrinos fundadores da vila, passaram a festejar a boa safra.

Em 1621, a fim de repetir o agradecimento pelas colheitas, o governador da vila organiza a “Festa no Outono” entre os colonos ingleses e americanos nativos. Esse evento foi composto de pratos variados com milho, peixe, patos e perus.

A partir daí, a festa tornou-se tradicional nos Estados Unidos e no Canadá. Outros países que comemoram o Dia de Ação de Graças são: Granada (Caribe), Libéria (África), Ilha Norfolk (Austrália) e Holanda (Europa).

Curiosidades sobre o Thanksgiving

Nos Estados Unidos, cerca de 50 milhões de perus são consumidos no Dia de Ação de Graças, também conhecido como “Turkey Day” (Dia do Peru).

Em 1863, o Dia de Ação de Graças foi eleito dia festivo pelo presidente dos EUA, Abraham Lincoln, entretanto, somente a partir de 1941 passou a ser feriado nacional. Já no Canadá (celebrado pela primeira vez em 1879), a data atual foi definida no ano de 1957.

No Canadá, uma vez que está localizado mais ao norte, o Dia de Ação de Graças é comemorado antes dos Estados Unidos, em virtude do tempo da colheita.

O Dia de Ação de Graças demanda grande movimentação de turistas, sendo um dos dias do ano com maior tráfego aéreo nos Estados Unidos.

A Sexta-Feira Negra (“Black Friday” em inglês) é um evento que ocorre após o Dia de Ação de Graças. Nesse dia, a maior parte das lojas oferecem grandes descontos e muitas pessoas aproveitam para fazer as compras de Natal.

Tags: Thanksgiving, Feriado, Dia do Peru, Ação de Graças, Black Friday