BACK
Não vá se perder! Google Maps ganha banho de design; veja o que muda
www.uol.com.br

Não vá se perder! Google Maps ganha banho de design; veja o que muda

O Google Maps está fazendo 15 anos. Para comemorar a data, o aplicativo de mapas mais famoso do mundo foi redesenhado para mostrar que ele pode fazer mais do que mostrar como ir do trabalho para casa sem se perder no caminho. Até o ícone da ferramenta

Ciência & Tecnologia

O Google Maps está fazendo 15 anos. Para comemorar a data, o aplicativo de mapas mais famoso do mundo foi redesenhado para mostrar que ele pode fazer mais do que mostrar como ir do trabalho para casa sem se perder no caminho. Até o ícone da ferramenta na Google Play e App Store irá mudar.

Pouca coisa do que você verá no aplicativo não existia antes. Muitas das funções que ganham destaque agora já estavam lá, mas escondidas em algum canto. Mas há algumas novidades, como as que passarão a ser informadas sobre transporte público (faz calor ou frio? Tem espaço reservado para mulheres? É seguro?) e uma simplificação no live view, o guia em realidade aumentada.

Em uma rara entrevista a jornalistas, Jen Fitzpatrick, vice-presidente para o Google Maps, explica que a mudança foi feita porque as pessoas passaram a buscar informações cada vez mais complexas no aplicativo.

Click to continue reading

A expectativa das pessoas sobre o que o Maps pode fazer e o tipo de questões que podemos responder está mudando e evoluindo. As pessoas costumavam perguntar coisas simples, como o nome de um restaurante, o telefone de um lugar ou o link para um site. Hoje, nós vemos as pessoas fazendo questionamentos longos, como, 'qual é a melhor pizzaria daqui até meu hotel?', 'quais são os melhores pratos do menu?', 'se eu for agora, estará cheio e terá fila?'

A resposta correta a essas perguntas, diz a executiva, pode ser o que fará alguém ir a um determinado restaurante ou optar por outro. Só que antes de fornecer alguma orientação aos usuários, o Maps coleta uma quantidade incrível de dados. E o processamento dessas informações, assim como a exibição dos resultados, parecia não estar agradando ao Google.

Por exemplo: somente no ano passado, foram adicionados mais estabelecimentos comerciais à plataforma do que em seus primeiros 10 anos de existência. Ao todo, são 200 milhões de restaurantes, lojas, farmácias e por aí vai. Mas você via os lugares adicionados recentemente?

Outro exemplo. Muitos desses locais eram incluídos graças ao trabalho de guias locais. São mais de 120 milhões de voluntários em todo mundo. Juntos, eles fazem 20 milhões de modificações todos os dias. Isso é algo que qualquer um pode fazer, mas provavelmente você não sabia disso.

Agora resta saber se nós, usuários, vamos gostar das mudanças.

Fonte: Tilt

Tags: Tilt, Google Maps, Maps, Google