BACK
Local

Governo envia força nacional contra invasão de terra indígena no Pará

Uma base da Fundação Nacional do Índio (Funai) foi cercada nesta quinta-feira (19) por um grupo de invasores na terra indígena Apyterewa, localizada às margens do Rio Xingu, no Pará. A região é historicamente marcada pela presença de madeireiros, que invadem a terra indígena para extrair madeira. Há cerca de 40 agentes do Ibama e Força Nacional na região. A equipe faz uma operação na área há mais de uma semana, para combate de desmatamento.

Essa operação está em andamento. A tomada da base pelos invasores é uma reação ao trabalho desses agentes. Para evitar conflito, um grupo do Ibama permanece na floresta e não voltou à base. O Ministério da Justiça já acompanha o caso e deve enviar mais 40 homens da Força Nacional ao local para reforçar o trabalho.

A terra indígena Apyterewa tem 773 mil hectares e uma população de 729 indígenas, segundo informações do Instituto Socioambiental (ISA). As terras indígenas são as áreas mais cobiçadas pelo mercado ilegal de madeira porque é dentro dessas áreas que estão as árvores mais nobres, justamente por serem terras demarcadas e conservarem a natureza. O mesmo acontece em unidades de conservação, florestas protegidas que são mantidas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Click to continue reading

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/invasores-terra-indigena-para-conflito-forca-nacional/

-- Photo by Sharad Bhat on Unsplash

Tags: Pará, ICMBio, Força Nacional, Apyterewa