BACK
Avião da United declara emergência ao perder dados de altitude e velocidade 
noticias.r7.com

Avião da United declara emergência ao perder dados de altitude e velocidade 

Boeing 767-300 voava de Newark a Londres e precisou ser guiado pelo Controle de Tráfego Aéreo para retornar ao aeroporto de origem

Viagem

Um Boeing 767-300 da United Airlines que decolou de Newark, nos Estados Unidos, para Londres Heathrow, no Reino Unido, precisou declarar emergência quando já estava no ar.

A aeronave, de matrícula N663UA, realizava o UA-940 com 228 pessoas a bordo.

A decolagem ocorreu na pista 22R de Newark. A tripulação recebeu autorização para subir a 17 mil pés e seguir rumo ao waypoint Merit. Waypoint é uma localização geográfica virtual especificada, usada para definir uma rota de navegação.

Click to continue reading

Nesse instante, uma pane nos equipamentos fez o avião perder todas as informações de navegação, e a subida foi interrompida aos 14 mil pés.

Os pilotos solicitaram vetores enquanto tentavam ao mesmo tempo restabelecer o funcionamento dos instrumentos. O pedido por vetores acontece quando a tripulação solicita orientação de altitude e velocidade ao Controle de Tráfego Aéreo (ATC) para rumar para a pista do aeroporto.

Sem conseguir resolver a falha, o comandante declarou emergência e despejou combustível antes de retornar a Newark. Isso ocorre porque os aviões possuem um peso máximo estipulado para pouso, sob o risco de comprometer a estrutura do avião. Como a pane ocorreu logo após a decolagem, os tanques estavam cheios e a aeronave, pesada.

A aproximação aconteceu por ILS (Instrument Lnading System) e o pouso ocorreu com segurança na pista 22L, cerca de 50 minutos após a decolagem.

Um Boeing 767-300 substituto com registro N672UA chegou a Londres com um atraso de três horas, como informa o Aviation Herald.

A aeronave da ocorrência permaneceu no solo, em Newark, por cerca de nove horas, depois voltou ao serviço.

Veja abaixo o percurso feito pelo avião da United no mapa com informações da plataforma de monitoramento de voos AirNav RadarBox:

https://noticias.r7.com/prisma/luiz-fara-monteiro/aviao-da-united-declara-emergencia-ao-perder-dados-de-altitude-e-velocidade-10012023

https://avherald.com/h?article=5038c9f5&opt=0