BACK
Ciência & Tecnologia

Brasil e Nasa assinam acordo para enviar a 1ª mulher à Lua

O Brasil é o único país da América Latina a entrar na lista de parceiros do programa que voltará a enviar humanos à Lua. O acordo de cooperação com a Nasa, que prevê a participação do país no programa espacial Artemis, foi assinado nesta terça, 15, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Além de levar a primeira mulher, a missão também levará a primeira pessoa preta à Lua em 2024. A equipe vai usar tecnologias inovadoras para explorar a superfície lunar.

Segundo a Nasa, parceiros comerciais e internacionais vão colaborar com uma exploração sustentável pela primeira vez.

Click to continue reading

De acordo com a agência espacial norte-americana, este será um primeiro passo para um salto ainda maior: enviar astronautas a Marte.

“Isso vai permitir engajamento das nossas universidades, vai permitir a preparação de novos recursos humanos para a área de tecnologia, preparação de novos pesquisadores do futuro, ter possibilidade de participação de pesquisadores, centros de pesquisa e empresas. É uma oportunidade muito grande para o Brasil, que vai ser feito de acordo com a nossa possibilidade técnica, científica, financeira. Então vai ser feito gradualmente. Isso abre caminho para muitos jovens”.

Palavras do ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes.