BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

Cidade mais vacinada de SP confirma primeiros casos de nova variante

A Prefeitura de Botucatu, interior de São Paulo, confirmou os cinco primeiros casos positivos de covid-19 provocados pela variante Ômicron.

A cidade, que sediou o estudo clínico para avaliar a eficácia da vacina AstraZeneca, já tem 90% dos moradores completamente imunizados e 63% com a terceira dose.

Segundo dados do Vacinômetro do governo de São Paulo, Botucatu lidera o ranking de vacinação do Estado.

Click to continue reading

O boletim epidemiológico divulgado no dia 31, indicava que não havia na cidade qualquer paciente internado, tanto no Hospital das Clínicas quanto na rede privada.

Segundo o secretário de Saúde de Botucatu, André Spadaro, a confirmação desses cinco primeiros casos não possui relação com o nível de vacinação da cidade.

O secretário explicou que a imunização, ao que tudo indica, está impedindo que as novas infecções pela Ômicron avancem para casos graves, internações e óbitos.

Resultados do estudo

A imunização em massa da população apresentou efeitos positivos em Botucatu.

Segundo o Ministério da Saúde, depois da aplicação da primeira dose da vacina AstraZeneca, o número de casos de covid-19 no município caiu 80% e o número de internações pela doença, 86,7%.

O objetivo do projeto é analisar a efetividade do imunizante e monitorar eventuais efeitos adversos.

Além da vacinação, a pesquisa prevê testagem da população e sequenciamento genético do vírus. A previsão é de que o estudo, que começou em maio, dure oito meses.