BACK
Ciência & Tecnologia

Musk recusou pedido de Kiev para usar Starlink contra a Rússia

O bilionário Elon Musk declarou pelo Twitter que recusou um pedido ucraniano para usar a rede de satélites Starlink contra a cidade portuária de Sebastopol, na Crimeia.

Sem citar quem fez o convite, nem quando, o empresário se limitou a dizer que não aceitou usar sua frota por temer se envolver em um “grande ato de guerra”.

– Houve um pedido de emergência das autoridades governamentais para ativar o Starlink até Sebastopol. A intenção óbvia é afundar a maior parte da frota russa fundeada. Se eu tivesse concordado com o pedido deles, a SpaceX seria explicitamente cúmplice de um grande ato de guerra e escalada de conflitos – disse Musk.

Click to continue reading

A declaração foi feita em resposta a uma publicação de Mario Nawfal, fundador da IBC Group, sobre uma guerra nuclear evitada pelo dono da Starlink.

– Elon Musk instruiu secretamente seus engenheiros a desativar a rede de comunicações por satélite da Starlink durante uma grande ofensiva ucraniana. Esta ação foi tomada para impedir intencionalmente um ataque surpresa da Ucrânia contra a frota naval russa. Os drones submarinos ucranianos, armados com explosivos, perderam misteriosamente a conectividade à medida que avançavam em direção aos navios de guerra russos. Agora sabemos que Musk desativou intencionalmente o Starlink – comentou o empresário ligado à criptomoedas.

E continuou:

– As autoridades ucranianas imploraram pela reativação dos satélites, mas Musk estava preocupado que o ataque pudesse desencadear uma resposta nuclear da Rússia. Este receio não era infundado, uma vez que Musk manteve discussões abertas com altos funcionários russos pouco antes do ataque. Tenho postado bastante sobre a retórica perigosa da Rússia em relação a um possível ataque nuclear à Ucrânia, com a Crimeia sendo considerada uma Linha Vermelha. Não importa de que lado da guerra você esteja, todos nós queremos evitar um conflito nuclear, e as ações de Elon Musk podem ter evitado exatamente isso.