BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

O que é a escarlatina, doença que já matou seis crianças e deixa o Reino Unido em alerta
noticias.r7.com

O que é a escarlatina, doença que já matou seis crianças e deixa o Reino Unido em alerta

Em dez semanas, número de infecções é 257% maior do que a média para o período nos últimos cinco anos

Saúde

A UKHSA (Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido) emitiu um alerta na sexta-feira (2) por causa do aumento das infecções por bactérias estreptococo do grupo A. Seis crianças menores de 10 anos morreram nos últimos dias.

Uma das doenças causadas por essas bactérias é a escarlatina, justamente a que tem sido objeto de preocupação das autoridades sanitárias britânicas.

Em nota, a UKHSA informa que já havia um aumento de casos de escarlatina "maior do que o esperado" no verão, que terminou em setembro, e que o patamar se manteve elevado, com 4.622 notificações em dez semanas.

Click to continue reading

O número é 257% maior do que a média no mesmo período dos últimos cinco anos, ressalta a agência.

"Dado o potencial para apresentações graves em crianças, continua sendo importante que os casos de escarlatina sejam tratados prontamente com antibióticos para limitar a propagação e reduzir o risco de possíveis complicações nos casos e seus contatos próximos. Devido a essas complicações incomuns, mas potencialmente graves, os médicos e as equipes de proteção à saúde devem continuar atentos aos possíveis aumentos da doença invasiva e manter um alto grau de suspeita clínica ao avaliar os pacientes, principalmente aqueles com infecção viral anterior (incluindo varicela) ou contatos próximos de escarlatina", diz o comunicado.

A escarlatina se manifesta por meio de lesões na pele, que começam no rosto e depois se espalham para o resto do corpo.

"A erupção cutânea é pior nas dobras da pele, como a dobra entre as pernas e o tronco. À medida que a erupção cutânea diminui, a pele descasca. Caroços vermelhos se desenvolvem na língua, que é revestida por um filme branco amarelado. O filme então descama, e a língua parece vermelha (língua com aspecto de framboesa)", descreve o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento.

O guia médico ainda avisa que, embora a doença seja incomum hoje em dia, surtos ainda ocorrem.

"Ela [escarlatina] tende a se espalhar quando as pessoas têm contato estreito entre si — por exemplo, em escolas ou creches. A escarlatina ocorre principalmente em crianças, geralmente após uma faringite estreptocócica, mas às vezes após infecções estreptocócicas na pele."

A escarlatina é uma das doenças causadas por bactérias estreptococos do grupo A. Elas se disseminam por meio de secreções (gotículas de tosse e espirro) ou pelo contato com feridas e úlceras da pele de alguém infectado.

O surto de escarlatina ocorre em meio a um aumento geral das notificações de doença invasiva por estreptococo do grupo A (iGAs, na sigla em inglês).

"Em crianças menores de 10 anos, a taxa de infecção por iGAS foi maior do que os níveis relatados nos anos anteriores à pandemia de Covid-19 e substancialmente maior do que nos últimos dois anos. As investigações estão em andamento após relatos de um aumento nas infecções por GAS do trato respiratório inferior, particularmente empiema [bactérias na cavidade pleural], em crianças nas últimas semanas", complementa a UKHSA.