BACK
Ciência & Tecnologia

Olhe para o céu! Parte de foguete russo está caindo em direção à Terra

Peritos espaciais estão rastreando uma parte de um foguete russo que está programada para reentrar na atmosfera nas próximas 24 horas. A peça está descontrolada, e os cientistas não conseguem prever o local da queda. O foguete Angara-A5 foi lançado no Porto Espacial de Plesetsk, na região de Arkhangelsk, no último dia 27. De acordo com a agência de notícias Tass, o lançamento tinha o objetivo de testar um novo componente do foguete, conhecido como Propulsor Persei.

“É seguro dizer que, nas próximas 24 horas, o Persei estará no chão”, revelou Holger Krag, chefe do Gabinete de Detritos Espaciais da Agência Espacial Europeia, em entrevista à CNN. “Mas ninguém consegue dizer o local.” O componente do foguete russo estava viajando a 7,5 quilômetros por segundo. A maioria dos detritos espaciais queima no momento da reentrada na atmosfera terrestre. No entanto, os maiores podem causar problemas se caírem em regiões habitadas.

Embora seja improvável que a peça descontrolada do Angara-A5 machuque alguém, o risco é real e não pode ser ignorado. É o que diz Krag. Em 2021, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) criticou a China por seu fracasso em seguir os padrões de responsabilidade no espaço. Na ocasião, detritos de um foguete chinês, o Long March 5B, caíram no Oceano Índico.