BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Os profissionais que desistiram de ser nômades digitais - BBC News Brasil
www.bbc.com

Os profissionais que desistiram de ser nômades digitais - BBC News Brasil

Parte das pessoas que tentaram aliar o trabalho às viagens acabou descobrindo que este estilo de vida não é exatamente o esperado.

Conhecimento

Os nômades digitais se tornaram personagens característicos da era moderna do trabalho remoto.

A expressão, muitas vezes, faz imaginar um escritor ou profissional da tecnologia com seu computador, perambulando pelas ruas de uma pitoresca cidade estrangeira ou pilotando seu teclado em um café em frente à praia. Eles observam o mundo, conhecem novas pessoas e trabalham nos seus próprios horários.

Mas os nômades digitais podem ser muitos tipos de trabalhadores diferentes.

Click to continue reading

Alguns são freelancers ou terceirizados; outros são empresários que estão construindo seus próprios negócios; e ainda outros trabalham em cargos remotos em tempo integral para empresas ao redor do mundo.

Alguns são assalariados, outros ganham por tarefa. E especialistas afirmam que, de forma geral, muitos desses profissionais são da área administrativa e têm bons níveis de formação educacional.

Os dados dos especialistas e histórias isoladas demonstram que a quantidade de nômades digitais vem crescendo nos últimos anos, com um enorme pico com a chegada da pandemia de covid-19.

É difícil indicar o número exato desses profissionais, mas um relatório de 2022 da consultoria norte-americana MBO Partners estima que a quantidade de nômades digitais nos Estados Unidos aumentou vertiginosamente, em 131%, desde 2019. Os autodenominados nômades agora somam milhões de profissionais.

E, em países onde há menos dados disponíveis, existem inúmeros recursos para ajudar os profissionais remotos a seguirem seu caminho pelo mundo.

Mas um número cada vez maior de profissionais que tentaram seguir o estilo de vida nômade relata que, por trás dos idílicos blogs de viagem e das postagens inspiradoras no Instagram, a realidade desta prática nem sempre é tão glamourosa.

Existem muitas vantagens para os profissionais que tentaram este estilo de vida, mas muitos deles também afirmam que a falta de laços traz consequências para a saúde mental e física, até prejudicando sua satisfação profissional.

O resultado é que alguns nômades abandonaram esse estilo de vida e suas vistas para o mar.

Do sonho aos ataques de pânico

Em 2011, Lauren Juliff demitiu-se do emprego em um supermercado no Reino Unido para ver o mundo. Ela lançou um site de viagens para financiar suas aventuras. E, para sua surpresa, em um ano ela começou a ganhar o suficiente para se tornar uma nômade digital.

“Quanto a mim, eu adorei viajar. Meu sonho sempre foi ver o máximo do mundo possível e, quando transformei aquele sonho em realidade, decidi que nunca iria desistir dele”, ela conta. “Explorar novos países me fez sentir viva e aprender muito – sobre novas culturas e sobre mim própria – todos os dias.”

Mas, depois de cinco anos, o entusiasmo pelo estilo de vida nômade pelo mundo começou a diminuir. Agora com 34 anos, Juliff conta que sua jornada – inicialmente idílica, parecendo um sonho – transformou-se em uma obrigação cansativa que ela queria abandonar desesperadamente.

Viver e trabalhar em constante mudança teve repercussões inesperadas sobre a sua saúde física e mental. “Comecei a ter ataques de pânico todos os dias, que só paravam quando eu imaginava que tinha uma casa”, ela conta.

A falta de uma comunidade estável resultou na perda de amizades antigas, gerando sentimentos de solidão e depressão. A saúde de Juliff foi prejudicada por sofrer infecções e intoxicações alimentares com frequência.

Sem acesso a uma cozinha ou academia, ela conta que seu estilo de vida não era saudável. Juliff dependeu de refeições de restaurantes três vezes por dia, todos os dias, por anos. E sua vida pessoal também foi prejudicada.

“Eu não tinha hobbies porque era muito difícil mantê-los vivendo com uma mochila nas costas”, ela conta.

E manter a produtividade na estrada também resultou ser um desafio. Tentar administrar o trabalho, explorar novos lugares e lidar com conexões de internet muitas vezes não confiáveis era desanimador.

“Eu tinha dificuldades para manter meu negócio com eficiência”, segundo ela. “Eu trabalhava deitada na cama porque raramente tinha acesso a uma mesa.”

A ruptura veio quando os ataques de pânico – que ela atribui ao estilo de vida nômade – levaram-na a encontrar uma casa para servir de base.

Depois de se instalar em Portugal e alugar um apartamento, Juliff viu sua renda triplicar em um ano. Ela acredita que a melhoria se deve à consistência de estar em um só lugar e não viajando constantemente.

Seus ataques de pânico desapareceram, ela passou a frequentar a academia, começou a cozinhar refeições saudáveis e estabeleceu uma sólida comunidade de amigos.

Romper com o estilo de vida nômade foi uma decisão difícil para Juliff, pois ela precisava construir sua identidade em torno da vida de nômade digital em tempo integral. Tudo o que ela fazia era concentrado em viagens: ela mantinha um blog de viagens, planejava futuras viagens no seu tempo livre e todos os seus amigos eram viajantes.

“Tomar a decisão de parar foi difícil”, ela conta. “Tive um pouco de dificuldade para aprender quem eu era como pessoa sem viajar o tempo todo.”

‘Você precisa ter um passaporte poderoso’

A socióloga Beverly Thompson, do Siena College, nos Estados Unidos, pesquisa a atividade de nômade digital. Ela explica que as pessoas que escolheram o estilo de vida nômade digital não estavam preparadas para as desvantagens, em parte, porque a sua comunidade costuma apresentar uma imagem idealizada nos blogs e nas redes digitais, escondendo os aspectos negativos como a solidão, problemas de saúde mental e dificuldades financeiras.

Alguns profissionais consideram que este ainda é um cenário sustentável, especialmente, segundo Thompson, aqueles que monetizam o estilo de vida nas redes sociais. Mas ser nômade não funciona para todas as pessoas que se aventuram nessa atividade.

“Você é totalmente restrito pelo seu passaporte”, afirma Thompson. “Você precisa ter um passaporte poderoso.” Ela indica que passaportes mais restritos limitam o número de países que podem ser visitados sem visto de turista.

A burocracia foi um problema para Darius Foroux. Seus primeiros meses depois de adotar o estilo de vida nômade digital foram felizes. Ele gostava do tempo ensolarado e das palmeiras à beira da praia, mas logo percebeu que, para ter um ambiente remoto adequado, ele precisava ter uma casa como base.

Quando Foroux começou a procurar um apartamento permanente, ele percebeu que o processo não era fácil como ele esperava. Havia procedimentos legais complicados e um prazo de vários meses que ele não conseguia administrar.

Ele também enfrentou o mercado imobiliário inflacionado nas regiões de Málaga e Marbella, na Espanha. O aumento da demanda aumentou o preço dos aluguéis e não havia regulamentação que limitasse o que as imobiliárias poderiam cobrar. Foroux foi surpreendido pelas exigências de depósito e pelas altas taxas das imobiliárias.

“Eu não esperava isso”, ele conta. “Eu me mudei para a Espanha pensando que o custo de vida seria mais baixo, mas acabou sendo tão caro quanto na Holanda. Essencialmente, eu estava pagando um adicional pelo clima agradável.”

Depois de menos de seis meses na Espanha, Foroux voltou para a Holanda, planejando uma vida de estabilidade e com o tempo de concentração de que ele precisava como escritor e microempreendedor.

É claro que muitas pessoas ainda estão fazendo o estilo nômade digital funcionar. Mas, como revelaram os profissionais, até os bem sucedidos enfrentam dificuldades para manter a produtividade, a saúde e os relacionamentos pessoais durante as constantes mudanças.

E, embora o número de nômades digitais tenha aumentado muito nos últimos anos, segundo os dados disponíveis, eles ainda são um pequeno percentual dos profissionais em todo o mundo e tendem a concentrar-se em alguns poucos países com passaportes vantajosos.

A tendência “não irá parar”, segundo Thompson. “Os mais jovens talvez passem alguns anos tentando ser nômades digitais. Mas cada vez mais pessoas, afinal, estão observando a realidade deste estilo de vida.”

“Ao mesmo tempo, as empresas querem os funcionários de volta para os escritórios. Por isso, a tendência continuará crescendo, mas talvez com menos rapidez”, conclui Thompson.