BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

As plantas brasileiras quase extintas que movem mercado milionário no Instagram - BBC News Brasil
www.bbc.com

As plantas brasileiras quase extintas que movem mercado milionário no Instagram - BBC News Brasil

Gravemente ameaçadas em seus ambientes naturais, espécies são exibidas por influenciadores em jardins de apartamentos e vendidas no exterior por cifras que chegam a R$ 150 mil.

Conhecimento

O crescente interesse pelo cultivo de plantas ornamentais dentro de casa produziu uma situação paradoxal: hoje é mais fácil encontrar algumas espécies brasileiras no Instagram do que em seus ambientes naturais.

Plantas que foram quase extintas de seus habitats por causa da extração predatória e do contrabando abundam em posts de colecionadores e vendedores, que as oferecem por valores que chegam à casa dos R$ 150 mil.

Nenhuma espécie expõe melhor o fenômeno do que uma trepadeira nativa de uma pequena região serrana do Espírito Santo batizada com o nome do Estado, a Philodendron spiritus sancti.

Click to continue reading

Quando a espécie é pesquisada no Instagram, surgem mais de 4 mil resultados - a ampla maioria de colecionadores que as exibem nos chamados "urban jungles", os jardins cultivados dentro de casa que se tornaram uma febre global durante a pandemia.

Mas, na última vez em que pesquisadores a procuraram em seu ambiente original, em 2000, não acharam nada - nem mesmo nos locais onde ela havia sido vista em 1974 e 1986.