BACK
Política

Bolsonaro: “PT é uma praga que será varrida para o lixo da História”

Durante agenda política em Tocantins, nesta sexta-feira (9/9), o presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou o Partido dos Trabalhadores (PT), sigla de seu principal adversário político nas eleilções deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva. O atual chefe do Executivo federal comparou o partido de Lula a uma “praga” e disse que, se reeleito, “varrerá” a sigla “para o lixo da História”.

“Essa praga sempre está contra a população. Esse pessoal não produz nada. Só gera desgraça para o povo brasileiro. Com essa nossa reeleição, pode ter certeza, varreremos para o lixo da História esse partido dito de trabalhadores, mas que na verdade é composto por desocupados”, afirmou Bolsonaro.

Estratégia de campanha

Click to continue reading

Aconselhado por aliados e por integrantes de sua campanha, o presidente deixou de levantar suspeitas sobre o processo eleitoral brasileiro e de criticar ministros do Supremo Tribunal federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em vez disso, Bolsonaro tem investido em críticas contra Lula e as bandeiras que o petista defende.

A tática do chefe do Executivo federal já é conhecida e passou a ser explorada pelo presidente de forma mais enfática nos últimos dias. No evento desta sexta, o candidato à reeleição voltou a reforçar que existe uma “luta do bem contra o mal”.

“Queremos paz, tranquilidade e progresso. Nós somos escravos das nossas decisões. Nós não podemos errar. Sabemos que é uma luta do bem contra o mal”, afirmou Bolsonaro.

“Extirpado da vida pública”

O presidente também aproveitou os atos políticos de 7 de Setembro para atacar o adversário. Em Brasília, disse que o “mal”, em referência ao PT, “não voltará à cena do crime”. Já em discurso em Copacabana, no Rio de Janeiro, Bolsonaro sugeriu que Lula fosse “extirpado da vida pública”.

Nessa quinta-feira (8/9), durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente duvidou que o petista tenha potencial para vencer o pleito de outubro no primeiro turno.

“Alguém acha que o Lula vai ganhar a eleição? Alguns aqui, Datafolha, por exemplo, [dizem] que pode ganhar no primeiro turno. Alguém acredita que, em uma eleição limpa, o Lula ganha?”, questionou.

Segundo a pesquisa mais recente do Instituto Datafolha, Lula tem 45% das intenções de voto para o primeiro turno, enquanto Bolsonaro, 32%.