BACK
Social & Lifestyle

Emoção marca velório do mestre Robson Gracie no Rio de Janeiro

O velório do mestre Robson Gracie, nome histórico do jiu-jítsu brasileiro, foi marcado por muita emoção na manhã e início da tarde deste domingo (30) no Rio de Janeiro. A cerimônia, que aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense, teve a presença de diversas personalidades do mundo da luta e das artes, muitos deles vestindo kimono, roupa utilizada para a prática do jiu-jítsu.

Quem esteve durante quase toda a manhã ao lado do caixão do avô foi a lutadora Kyra Gracie. Bastante emocionada, a octacampeã mundial de jiu-jítsu estava acompanhada do marido, o ator Malvino Salvador. Outro artista presente no velório foi o ator Maurício Mattar, ex-genro de Robson Gracie.

O ex-judoca Flávio Canto também compareceu ao velório no fim da manhã deste domingo. No local, ele cumprimentou membros da família Gracie e deu um abraço em Kyra. Os lutadores Renzo e Ralph Gracie, filhos de Robson, também estiveram no Palácio da Cidade para dar o último adeus ao pai. Por volta das 14h, o corpo de Robson Gracie deixou o local e seguiu para o cemitério.

Click to continue reading

SOBRE ROBSON GRACIE

Com 88 anos, Robson Gracie era o integrante vivo mais velho da família real do jiu-jítsu brasileiro. Segundo filho de Carlos Gracie, ele nasceu no Rio de Janeiro em 1935 e foi presidente da federação de jiu-jítsu do Rio de Janeiro.

Junto ao pai, ao tio e aos irmãos, o ex-lutador foi um dos responsáveis pela criação da modalidade brasileira do jiu-jítsu, assim como pelo surgimento do Vale-Tudo, que deu origem ao MMA, sigla em inglês para Artes Marciais Mistas.

No Vale-Tudo, Robson estreou ganhando de Artur Emídio e, ao longo de sua carreira, bateu Valdo Santana, irmão de Valdemar Santana. Ele deixa os filhos Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr, além de Ryan Gracie, que faleceu em 2007.

*Com informações AE