BACK
Conhecimento

Menina encontra adaga milenar rara

Enquanto brincava próximo da escola onde estuda no condado de Vestland, na Noruega, uma menina de oito anos encontrou uma adaga de pederneira de quase 4 mil anos. A descoberta foi divulgada nas redes sociais em 2 de maio.

“Eu ia pegar um pedaço de vidro e a pedra estava lá”, disse a criança, identificada como Elise, à imprensa local. A garota mostrou a “pedra” à professora Karen Drange, que notou algo estranho no objeto. A docente contatou um grupo de pesquisadores locais para examinar o item.

Características da adaga descoberta pela menina

Click to continue reading

O arqueólogo Louise Bjerre Petersen disse que a ferramenta de sílex é um achado raro. Constatou-se que o objeto foi feito por povos que viviam na costa do Mar do Norte, na Dinamarca.

De acordo com Petersen, a adaga era usada para caçar. Ela, provavelmente, data da Nova Idade da Pedra, ou Neolítico, período da Terra em que humanos moldavam ferramentas de pedra e passaram a ter plantas e animais domesticados, construir aldeias permanentes e desenvolver artesanato, como a cerâmica. A adaga será catalogada e utilizada em pesquisas no Museu da Universidade do Condado de Vestland.