BACK
Papa emérito foi escritor best-seller e tema de filme de diretor brasileiro | O TEMPO
www.otempo.com.br

Papa emérito foi escritor best-seller e tema de filme de diretor brasileiro | O TEMPO

Em Dois Papas, de Fernando Meirelles, Bento XVI foi interpretado pelo premiado ator Anthony Hopkins

Conhecimento

Batizado como Joseph Ratzinger e mais tarde conhecido como o Papa Bento XVI, também teve uma ligação com a cultura. O papa emérito, que morreu neste sábado (31) aos 95 anos foi um

escritor best-seller. O religioso também foi autor de clássicos acadêmicos. Aliás, para vários críticos e historiadores, o grande legado dele Bento são os seus textos teológicos, que ainda serão estudados por muitas gerações.

A série de livros “Jesus de Nazaré”, publicada em 2007, narra a história da vida de Jesus com toques de história e teologia e acabou se tornando best-seller em muitos países. Já entre seus clássicos acadêmicos está o livro “Introdução ao Cristianismo”, que compila lições universitárias publicadas em 1968.

Click to continue reading

Netflix

Em 2019, o diretor brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira) dirigiu um longa para a Netflix em que tinha o papa emérito como um dos protagonistas. Em Dois Papas, uma ficção, o cardeal argentino Jorge Bergoglio, interpretado pelo ator galês Jonathan Pryce, está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI, papel do também galês Anthony Hopkins tem conduzido a Igreja.

Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Juntos, eles precisam superar suas diferenças e construir um novo caminho para a Igreja Católica. As atuações dos dois veteranos atores são os grandes destaques da produção que levou vários prêmios internacionais.