BACK
PF cumpre 10 mandados de prisão contra envolvidos nos atos de 8 de janeiro
noticias.r7.com

PF cumpre 10 mandados de prisão contra envolvidos nos atos de 8 de janeiro

Agentes também cumprem 16 mandados de busca e apreensão na Bahia, Paraíba, Goiás, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal

Local

A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (17) a 14ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que financiaram, participaram ou fomentaram os atos extremistas que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro.

Os agentes cumprem dez mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados da Bahia, Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

Click to continue reading

Os alvos desta fase são suspeitos de terem fomentado o movimento violento chamado de "Festa da Selma", que seria, na verdade, um codinome previamente utilizado para se referir às invasões.

Segundo a PF, o termo "Festa da Selma" foi utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções detalhadas para a invasão aos prédios públicos. Os extremistas recomendavam ainda não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído.

As investigações continuam em curso, e a operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Veja abaixo os mandados cumpridos pelos agentes por estado:

Mandados de prisão preventiva:

Distrito Federal: 2

Goiás: 2

Paraíba: 1

Paraná: 2

Santa Catarina: 3

Mandados de busca e apreensão:

Bahia: 1

Distrito Federal: 2

Goiás: 2

Paraíba: 2

Paraná: 2

Santa Catarina: 7