BACK
Moda & Beleza

P&G faz recall de 32 produtos nos EUA por conterem substância cancerígena

A P&G (Procter & Gamble) nos Estados Unidos anunciou um recall de 32 tipos de xampus e condicionadores a seco por causa da presença de benzeno, uma substância cancerígena. O recall não foi realizado no Brasil.

A assessoria da P&G no Brasil afirmou que os produtos do recall nos EUA não são comercializados diretamente no Brasil. Disse também que o chamado no país da América do Norte foi voluntário e não solicitado por qualquer órgão. A lista dos produtos em spray aerossol tem itens das marcas Pantene, Aussie, Herbal Essences e Waterless, produzidos e vendidos nos Estados Unidos. A empresa disse em comunicado que os varejistas norte-americanos já foram alertados para retirar as unidades das prateleiras e que os consumidores devem ser reembolsados.

Segundo a P&G, a companhia começou a realizar uma revisão do portfólio de aerossóis depois que relatórios recentes mostraram a presença de benzeno em alguns itens. A substância não está entre os ingredientes, mas se origina do propelente que borrifa o produto da lata. A empresa disse que, mesmo com o recall, a exposição diária aos níveis de benzeno encontrados nos produtos não deve causar problemas à saúde dos consumidores. Afirmou que não “recebeu nenhum relatório de eventos adversos”, mas resolveu realizar o recall por “um excesso de cautela”

Click to continue reading

A P&G já realizou um recall voluntário de desodorantes aerossóis das marcas Old Spice e Secret em 23 de novembro. O motivo também foi a presença de “níveis inesperados” de benzeno nos produtos. O que é o Benzeno A OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica o benzeno como uma das 10 substâncias químicas mais perigosas para a saúde.

Causa 2 tipos de complicações: crônica, quando há exposição a longo prazo em baixas concentrações; e aguda, quando a exposição é a curto prazo em altas concentrações. Entre as complicações crônicas estão alguns tipos de câncer, como a leucemia. A exposição ao benzeno pode ocorrer por meio de inalação, pela boca ou pela pele. “O benzeno é onipresente no meio ambiente. Humanos em todo o mundo se expõem a ele diariamente em ambientes internos e externos de várias fontes”, diz o comunicado..

https://news.pg.com/news-releases/news-details/2021/PG-Issues-Voluntary-Recall-of-Aerosol-Dry-Conditioner-Spray-Products-and-Aerosol-Dry-Shampoo-Spray-Products/default.aspx